Header Ads

A eficiência dos exercícios na musculação

http://uniqueacademia.com.br/wp-content/uploads/2015/03/muscula%C3%A7%C3%A3o-regime-certo.jpg

Muitos procuram a eficiência máxima em cada movimento dentro da sala de musculação. A forma como isso ocorre são várias: há pessoas que fazem repetições até a dor se tornar insuportável, outras que focam só em um grupo muscular, outras que preferem agrupar movimentos de várias articulações. Embora haja muitos 'mitos' em cima desse assunto, é preciso ter algumas coisas em mente para que não se saia do salão de musculação com lesões ou não aproveitando o máximo dos exercícios realizados.

Um desses 'mitos' que há na musculação é que a hipertrofia muscular só vem depois da dor insuportável na musculatura trabalhada, o que é um erro. A dor sentida é causada pela liberação de ácido lático que, em pequenas quantidades, desencadeia o que é chamado de "cascata anabólica", um punhado de hormônios que estimulam o crescimento. Quando em excesso, ele proporciona o efeito contrário, detém o crescimento e ainda causa rupturas no músculo.

Outro mito é achar que só mudando com frequência as sequências de treinamento se obtém hipertrofia. Executar os mesmos tipos de movimentos todas as semanas, num treino que deverá incluir exercícios de agachamento, levantamento terra, supino, uso de halteres, desenvolvimento com barra, e alguns outros, fazem a força aumentar em alta velocidade. Assim o corpo ganha massa muscular mais depressa do que o esperado.

É preciso começar a criar a cultura (e nisso a ideia do treinamento funcional vem ajudando)  que os exercícios compostos, que envolvem diversos grupos musculares, são mais eficientes do que os isolados, que trabalham somente com um grupo. O agachamento, o levantamento terra e o supino reto são exemplos daqueles que envolvem vários músculos. Já a flexão de braços com halteres e extensão de pernas exercitam somente um grupo muscular. Alguns exercícios isolados, quando incorporados adequadamente numa rotina de tratamento, de fato ajudam a fortalecer o corpo e aumentar o tamanho dos músculos

A forma de achar a eficiência máxima dentro de um salão de musculação vai ser determinada de acordo com os objetivos do praticante/aluno. Através desses objetivos, o programa de exercícios deve ser traçado para que não haja 'perda de energia' na ida a academia. Para determinar isso um profissional de Educação Física é necessário e importante.


Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Atividades para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .

Nenhum comentário