Header Ads

Saiba mais sobre o Basquete em Cadeiras de Rodas

https://vitaminaesportiva.files.wordpress.com/2011/04/basquete.jpg

Um dos esportes 'adaptados' mais praticados em todo o mundo é o basquete em cadeiras de rodas, que foi criado por membros do exército americano, feridos durante a Segunda Guerra Mundial, nos anos 40. É uma modalidade que esteve presente em todas as edições dos Jogos Paralímpicos.

No Brasil, chegou bem cedo, em 1958. Homens e mulheres com algum tipo de deficiência motora podem praticá-la.

As regras são definidas pela Federação Internacional de Basquete em Cadeira de Rodas e as cadeiras são adaptadas e padronizadas. Para assegurar a competitividade, os atletas precisam usar cadeiras de rodas padronizadas. É obrigatório obedecer até mesmo o diâmetro máximo dos pneus e a altura máxima do assento e do apoio para os pés em relação ao chão. Se o jogador optar por usar uma almofada no assento, ela não poderá ter mais de 10cm de espessura, exceto nas classes 3.5, 4.0 e 4.5 (menor comprometimento). Nesses casos, a espessura máxima é de 5cm. É permitido usar faixas para prender as pernas juntas ou fixar o atleta na cadeira. Todas as normas são conferidas pelos árbitros no início da partida.

 As dimensões da quadra e a altura da cesta são idênticas ao basquete olímpico e a principal mudança na regra original é a possibilidade de dar dois  movimentos na roda da cadeira antes de quicar, passar ou arremessar a bola.


Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Atividades para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .

Nenhum comentário