Header Ads

Saia do trote e vá para o treino intervalado na corrida


http://www.portofeliz.am.br/midia/esporte_img_associacao-dos-corredores-de-mondai-disputara-prova-em-saudades542d4a19880f5.jpg

Uma das grandes dúvidas de quem é praticante de corrida é na intensidade do treino. Embora na maioria das vezes haja uma excesso de treinamento, temos também o outro lado que são os praticantes que não mudam a intensidade. O chamado trote é parceiro de treino, eterno. Mas isso é ruim?

Depende do seu objetivo. Se você quiser se manter num mesmo patamar, a forma (intensidade) como você corre não é um grande problema. Mas se você está em busca de performance e com objetivos de melhora de tempo, a velocidade tem que ser aumentada, assim como o volume de treino.

Correr num ritmo mais lento permite desfrutar da corrida, conversar com o amigo que treina ao lado, mas, se o objetivo é melhorar as suas marcas, deve-se, obrigatoriamente, fazer um treino de velocidade.

Antes de começar a treinar intervalado, você deve ter treinado ao menos seis meses três ou quatro vezes por semana. Essa base prepara os músculos para aguentar o esforço que virá e ajuda a evitar lesões. Faça intervalados progressivos. Comece fazendo uma série a cada dez dias e depois que se adaptar, uma vez por semana. Depois de um treino intervalado, descanso total.

Uma dica para saber se exagerou no intervalado: meça a fre­quência cardíaca depois de finalizada a última série. Meça novamente 1 min depois. Se não baixar ao menos 30 batimentos nesses 60s, é sinal de que exagerou.

Boa sorte!


Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Atividades para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .

Nenhum comentário