Header Ads

O Karatê-Dô no desenvolvimento infantil

http://www.spacolumnata.com/wp-content/themes/folder/php/timthumb.php?src=http://www.spacolumnata.com/wp-content/uploads/2013/09/karate_cuadrado.jpg&w=643

O Karatê-do, como prática esportiva, é uma atividade que mobiliza todos os membros do corpo, requer também domínio sobre os movimentos corporais como flexões, saltos, rotações e transferências de peso além é claro, de habilidades de motricidade ampla e fina.

O Karatê-Dô é uma arte marcial que tem como objetivo a formação do caráter (ensinando a disciplina e respeito) e desenvolvimento físico (dando ao atleta força, agilidade, reflexo, coordenação motora, raciocínio rápido para tomar decisões e autoconfiança), fatores que são exigidos das pessoas no dia-a-dia, pois o Karatê, não é praticado só na academia, mas no cotidiano da vida. "Karatê-Dô é uma filosofia de vida". Além de ser um excelente meio de defesa pessoal.

O Karatê Infantil não significa o estimulo à agressão, e sim o desenvolvimento físico e intelectual da criança. Com atividade física e recreativa, a aula de Karatê para crianças procura estimular o condicionamento físico e sua coordenação motora.

O professor, utilizando os princípios filosóficos do Karatê, ajuda a desenvolver a parte intelectual da criança, preparando-a para conviver dentro da sociedade, introduzindo a ela a paciência, a disciplina e o respeito, não somente na aula, mas em casa e na escola, mostrando a ela que há momentos de brincar, de estudar e de treinar.

Os resultados esperados pelos praticantes de Karatê são os seguintes:

  • a) Controle de suas emoções;
  • b) Controle de seu corpo;
  • c) Melhoria de suas virtudes de convívio social; e
  • d) Paz de espírito.
Alguns estudos vêm mostrando a influência positiva da prática do Karatê-do em vários aspectos na vida das crianças praticantes (ALMEIDA; SILVA, 2010; NUNES; FRANZOI, 2010; ARANHA, 2006; FIGUEIREDO, 2003). É fácil de compreender como os valores enfatizados na prática desta disciplina podem ser usados em cada momento da vida de forma a enfrentar os estudos, relações interpessoais e todos os tipos de obstáculos com a serenidade originada na confiança nas suas próprias capacidades e no respeito por si próprio e pelos outros, indicação segura de uma profunda maturidade interior (FIGUEIREDO, 2003).

Com a prática, a criança, ao se deparar com novas informações precisa adaptar-se também ao novo ambiente, para que atinja nível proficiente no seu desenvolvimento geral. 

Não há dúvidas dos grandes benefícios que essa arte marcial tem no desenvolvimento infantil.

Com ajuda daqui


Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Atividades para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .

Nenhum comentário