Header Ads

Educação Física Escolar e o desenvolvimento da autonomia

http://1.bp.blogspot.com/-Q0Cmx1pD2RU/T2sOMNRL0oI/AAAAAAAAedo/jLM6YSl7IzU/s1600/dia-das-criancas.jpg

O ensino de Educação Física parte de um conceito que entende o ser humano como um animal estruturado por corpo, razão e emoção. Em consonância com essa filosofia, a UNESCO - organização de cultura, Educação e ciência das Nações Unidas - estabeleceu quatro pilares que devem fundamentar a Educação: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser.

Tomar decisões, se impor, fazer escolhas, ou seja, saber se virar é indispensável na vida de qualquer pessoa. Por meio da Educação Física é possível envolver os alunos em várias situações que desenvolvem essa competência. Num jogo de basquete, ou de qualquer outro esporte, o jogador precisa raciocinar rápido para pensar a melhor jogada a ser feita.

A autonomia promovida pela Educação Física também pode servir para melhorar o convívio social de deficientes intelectuais. Deficientes intelectuais precisam ter opção de escolha e de tomada de decisão, assim como qualquer pessoa.

Um dos mais relevantes papéis da Educação Física é, além desse pressuposto acima, estimular o aluno à prática da atividade física regular, inclusive fora da escola. Assim, essa disciplina atinge um de seus principais objetivos quando, ao final do ensino médio, o aluno sai preparado para continuar sozinho a prática de atividade física. 

Continuando a linha de raciocínio, ser preparado para a prática autônoma significa fazer a prática conscientemente. Para isso, existem alguns elementos que são importantes para que essa prática seja feita de modo apropriado:

A primeira providência é compreender o que é atividade física: trata-se de qualquer prática corporal, que feita de modo regular, fornece a sensação de bem-estar e permite a melhora e/ou manutenção da saúde.

A escola ajuda tanto na autonomia de vida, na escolha de decisão, quanto na prática de exercícios, fora da escola. Desenvolver isso com alunos é essencial para a saúde dele.



Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Atividades para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .

Nenhum comentário