Header Ads

CREF8 faz ação em Roraima e no interior do Amazonas

       Conselho Regional de Educação Física

 Sete academias de musculação foram autuadas por irregularidades na ação de orientação e fiscalização realizada pelo Conselho Regional de Educação Física da 8ª Região (CREF8), semana passada, nos municípios de Silves, Itapiranga, Itacoatiara e Rio Preto da Eva.
        Coordenada pelos agentes do CREF8, Antônio Figueiredo e João Granjeiro, a ação teve o objetivo de visitar os municípios do interior do Amazonas para divulgar o trabalho do Conselho, conscientizar e orientar a população sobre os riscos do consumo de esteróides anabolizantes e, da atividade física sem orientação.
        Em Silves, o trabalho de conscientização foi focado nas escolas das redes municipal e estadual de ensino. Material didático, informativos e cartazes foram distribuídos para os alunos, gestores e professores de educação física.
        Em Itacoatiara, seis academias foram inspecionadas e apenas uma estava regularizada. Nas outras cinco, além da ausência de registro no CREF8, foi constatada a falta de profissionais formados em Educação Física e habilitados para exercer a profissão. Os estabelecimentos e um profissional sem registro foram autuados.
        Os agentes também realizaram palestra nas unidades da Universidade Estadual do Amazonas (UEA) e da Universidade Norte do Paraná (UNOPAR) para conscientizar os acadêmicos de educação física sobre a importância de ser registrado no sistema Conselhos Federal e Regionais de Educação Física (CONFEF/CREFs).
        No município de Itapiranga, a equipe de fiscalização autuou uma academia por falta de profissional habilitado e de registro no conselho. Já na única academia autuada em Rio Preto da Eva, os clientes contavam com a orientação de um profissional formado e habilitado, porém o estabelecimento não possuía o registro obrigatório.
        "É importante salientar que esta campanha é focada na orientação. Em cada município visitado, fomos nas escolas, conversamos com a população e deixamos material impresso com informações sobre o CREF8 e temas que envolvem atividade física. No caso das academias, orientamos os proprietários e demos prazos para que eles possam se regularizar e oferecer um serviço seguro a população em geral", afirmou o agente Antônio Figueiredo.
        Ainda de acordo com Figueiredo, a equipe fará, nos próximos dias, a mesma ação nos municípios de Tefé, Coari, Codajás, Manacapuru, Novo Airão, Iranduba, Autazes, Parintins, Barreirinha, Maués e Tabatinga.
        A Seccional Roraima do CREF8 fez uma ação de orientação e fiscalização, semana passada, em seis academias da cidade. Também foi conferir algumas denúncias de exercício ilegal da profissão e de falta de documentação e, de regularização no CREF.
        A equipe também orientou os proprietários e funcionários das academias sobre: Acadêmico de Educação Física só pode atuar como estagiário mediante contrato de estágio formalizado, além da supervisão de um profissional graduado em Educação Física durante as atividades; Acadêmico de Educação Física não pode ser Personal Trainer; Responsável técnico deve ser graduado (todas as atividades) ou provisionado (caso a academia ofereça apenas a atividade específica de sua área de atuação); Registro de pessoa jurídica no CREF é obrigatório; Profissionais graduados e provisionados devem ser registrados e adimplentes.
        A ação foi realizada pelo coordenador da Seccional de Roraima, Izerbledison Souza com o apoio dos profissionais Layla Coimbra, Evaristo Costa e Alex Santos.
        "Em todas as intervenções de fiscalização houve uma excelente receptividade e o diálogo fluiu de maneira positiva. Foram concedidos prazos para regularização nos casos em alguns casos e cada proprietário e, profissional abordados elogiaram a iniciativa do CREF8 em realizar as fiscalizações", disse o coordenador da Seccional de Roraima, Izerbledison Souza.
        Qualquer pessoa pode e deve fazer denúncias na Seccional Roraima do CREF8, localizada na Av. Getulio Vargas, n° 7887/1, bairro São Vicente. Também pelo telefone (095) 3224-2196.



Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Atividades para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .

Nenhum comentário