Header Ads

Como ensinar Hóquei na grama aos alunos

https://mapadosesportes.files.wordpress.com/2013/08/hockey_grama_ok.jpg

O hóquei sobre a grama pode ser praticado em ambientes fechados e também a céu aberto. O campo de jogo deve ter 91 m de comprimento e 55 m de largura, sendo dividido ao meio por uma linha que o separa em dois lados. A grama pode ser natural ou sintética em qualquer tipo de competição.

Para ensinar essa modalidade para alunos, deve-se fazer as adaptações necessárias (usando a quadra e bastões ou cabos de vassoura, por exemplo), organizar algumas vivências do hóquei na grama, a partir de uma breve explicação dos objetivos. Selecione alguns vídeos em que a modalidade é praticada. Durante a assistência, peça para os alunos observarem as técnicas empregadas pelos atletas. Na sequência, retome as vivências, estimulando-os a empregar os gestos específicos do esporte.

O praticante dessa modalidade precisa ter habilidade suficiente para manejar o taco sem descumprir uma das regras básicas do esporte, que não permite que ele levante o instrumento a uma altura acima de seus ombros.
O posicionamento dos jogadores no campo também é importante. O esquema varia de acordo com a opção do treinador, mas um time de hóquei normalmente tem a mesma formatação que um de futebol - ou seja, um goleiro, dois defensores, dois atletas pelas alas, quatro no meio e dois no ataque.
Os jogadores usam um taco para levar uma bola dura até a rede adversária e marcar gols. Ganha quem fizer mais gols e há jogos eliminatórios até a final, disputada entre as duas melhores equipes.


Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Atividades para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .

Nenhum comentário