Header Ads

Biomecânica e Nutrição ajudando a melhora do desempenho

http://www.efdeportes.com/efd178/a-biomecanica-do-chute-em-futebol-02.jpg

Conhecer em detalhes a modalidade esportiva é dever do treinador que objetiva trabalhar com performance. É praticamente impossível um treinador de sucesso não ter em mente que não só são fundamentos específicos que fazer parte da sua rotina diária. Simplesmente porque há outros fatores que influenciam o rendimento do atleta que não seja a execução de um chute da forma correta u a movimentação para o lugar certo.

Uma das áreas que o treinador deve estar atento é a biomecânica. Seja pela escolha dos melhores ângulos das articulações para a realização dos movimentos ou pela análise dos mesmos durante a competição para auxiliar na prescrição do treinamento, a importância da biomecânica no treinamento desportivo está sendo cada vez mais valorizada. A descoberta da forma de se fazer um movimento ''limpo' melhora a performance no atleta e evita o gasto de energia e desgaste da articulação de forma desnecessária. 

Além da biomecânica, outra área que está sedo cada vez mais reconhecida no treinamento desportivo é a Nutrição. Antes 'disponível' apenas para atletas de alto nivel, a nutrição acompanha praticantes de atividade fisica amadores e que querem melhorar sua performance, seja qual for a atividade envolvida. O avanço na nutrição esportiva, através da elaboração de recursos ergogênicos, também tem colaborado com o avanço da performance esportiva. Contudo, alguns cuidados quanto o manuseio, preparo, armazenamento e consumo destas substâncias se tornam necessários para atingir otimização e não oferecer riscos à saúde do seu atleta. Além disso, o conhecimento adequado das dosagens permitidas, assim como das substâncias permitidas pelo Comitê Olímpico Internacional são extremamente importantes.

A incorporação de uma equipe multidisciplinar é evidente quando se lida com indivíduos que almejam o lugar mais alto no pódio. Nesse aspecto, independente da categoria de esporte, a presença de pessoas especializadas se torna necessária.

A busca da melhora do desempenho no esporte (atividades físicas) é constante e com as milhares de pesquisas feitas em todo o mundo envolvendo esse universo, a possibilidade de melhorar desempenhos através da biomecânica e da nutrição tende a aumentar.  Para o treinador, estar atento ao crescimento dessas duas áreas só faz melhorar o tipo de treinamento que é dado aos seus atletas.

Até a próxima!



Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Atividades para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .

Nenhum comentário