Header Ads

A importância do objetivo no treinamento

http://iw-nb-br.a8e.net.br/wp-content/uploads/2015/03/1206b6b72d61d3d47bf307b406fd475e1412350386.jpg

A relação entre atleta e treinador pode trazer beneficios para ambos. Enquanto o treinador pode servir de motivador para o atleta superar os seus limites, o atleta serve como motivador para que o seu treinador se atualize em busca de melhores formas de fazer o treino.

Nao é a toa que ótimos atletas são frequentemente acompanhados de ótimos técnicos. Ninguém treina de qualquer jeito e um atleta de sucesso, que consegue resultados que o elevam a isso, é o que sabe o ritmo a ser seguido no treino e não deixa se influenciar por fatores externos.

http://divasquecorrem.com/wp-content/uploads/2014/02/treinamento3.jpg

O técnico que sabe explorar o que o atleta tem de melhor, os seus pontos fortes, consegue desenvolver o treinamento diário de uma forma mais tranquila.  Um bom técnico sabe que ter metas claras, detalhadas e objetivas é um dos pilates da melhora da performance. Por exemplo,  no triatlon, conseguir nadar os 1500m em 20min, quero conseguir sustentar a média de 40km/h na etapa de ciclismo do triathlon ou quero correr a meia-maratona abaixo de 2h.

Atletas de elite tem metas e tempos específicos, muitas vezes na casa dos segundos. E isso é importante mesmo se o aluno nao for de elite, pois, uma vez que a meta foi definida, fica mais fácil focar todas as suas ações – treinamento, alimentação, descanso, treino mental…- para que sua meta seja atingida. Atletas de elite não treinam aleatoriamente, eles entram na sessão de treino cientes do objetivo do treino e do ritmo a ser feito. Quanto mais claro for seu objetivo, mais fácil de ele ser atingido.

A superação de objetivos propostos devem trazer a melhora da performance. A reavaliação desses objetivos se faz necessária de tempos em tempos para que o controle da qualidade do treino seja feita.

Boa sorte!
 


Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Atividades para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .

Nenhum comentário