Header Ads

A importância do objetivo no treinamento






http://iw-nb-br.a8e.net.br/wp-content/uploads/2015/03/1206b6b72d61d3d47bf307b406fd475e1412350386.jpg

A relação entre atleta e treinador pode trazer beneficios para ambos. Enquanto o treinador pode servir de motivador para o atleta superar os seus limites, o atleta serve como motivador para que o seu treinador se atualize em busca de melhores formas de fazer o treino.

Nao é a toa que ótimos atletas são frequentemente acompanhados de ótimos técnicos. Ninguém treina de qualquer jeito e um atleta de sucesso, que consegue resultados que o elevam a isso, é o que sabe o ritmo a ser seguido no treino e não deixa se influenciar por fatores externos.

http://divasquecorrem.com/wp-content/uploads/2014/02/treinamento3.jpg

O técnico que sabe explorar o que o atleta tem de melhor, os seus pontos fortes, consegue desenvolver o treinamento diário de uma forma mais tranquila.  Um bom técnico sabe que ter metas claras, detalhadas e objetivas é um dos pilates da melhora da performance. Por exemplo,  no triatlon, conseguir nadar os 1500m em 20min, quero conseguir sustentar a média de 40km/h na etapa de ciclismo do triathlon ou quero correr a meia-maratona abaixo de 2h.

Atletas de elite tem metas e tempos específicos, muitas vezes na casa dos segundos. E isso é importante mesmo se o aluno nao for de elite, pois, uma vez que a meta foi definida, fica mais fácil focar todas as suas ações – treinamento, alimentação, descanso, treino mental…- para que sua meta seja atingida. Atletas de elite não treinam aleatoriamente, eles entram na sessão de treino cientes do objetivo do treino e do ritmo a ser feito. Quanto mais claro for seu objetivo, mais fácil de ele ser atingido.

A superação de objetivos propostos devem trazer a melhora da performance. A reavaliação desses objetivos se faz necessária de tempos em tempos para que o controle da qualidade do treino seja feita.

Boa sorte!
 

Você não pode perder:

Treinamento Funcional 200 Exercícios - Aprenda Montar Seu Treino
100 planos de aulas + 100 atividades de Educação Física Escolar
Drive Virtual de Educação Física

Tecnologia do Blogger.