Header Ads

A importância do intervalo da musculação

http://www.abcdoabc.com.br/images/abc/muscula%C3%A7%C3%A3o-d_cda4f109.jpg

Outro dia me perguntaram, numa dessas reuniões de familia/amigos qual é a importância do intervalo da musculação. Vai dizer que você nunca foi 'questionado' com uma dúvida no fim de semana?

O intervalo entre séries te uma grande importância porque é através dele que há a recuperação das fontes energéticas, modificações na taxa testosterona/cortisol, respostas hormonais, metabólicas, cardiovasculares e no desempenho.  Com isso,
afeta diversas variáveis importantes no treinamento de força, dentre as variáveis mais importantes podemos salientar os níveis combustível dentro da célula, produção de ácido láctico/lactato, numero de repetições e a capacidade de gerar potência.

Já é sabido que as concentrações de lactato sanguíneo variam e são influenciadas pela quantidade de tempo de intervalo entre séries, onde, intervalos menores tendem a causar maior acúmulo desses metabólitos quando comparados a tempos de intervalo entre séries maior.

Como a gente mede esse tempo? O tempo de recuperação entre as séries varia de acordo com a carga de treinamento, mas no treino de hipertrofia ele deve ficar entre 45 e 180 segundos para que os estoques de ATP se recuperam a níveis adequados para próxima série como demonstrado na tabela abaixo.

Tempo médio de recuperação dos níveis de ATP a cada série de musculação

30 segundos – 60% dos níveis iniciais de ATP – treino de resistência muscular
60 segundos – 70% dos níveis iniciais de ATP – treino de hipertrofia
90 segundos – 80% dos níveis iniciais de ATP – treino de hipertrofia
180 segundos – 90% dos níveis iniciais de ATP – treino de hipertrofia
300 segundos – 100% dos níveis iniciais de ATP – treino de força

Portanto, é fundamental que para se treinar em alta intensidade durante toda sessão de musculação, os estoques de ATP sejam adequados e para que isso ocorra é preciso respeitar o tempo de recuperação dos níveis de ATP intracelular.

É sempre importante o profissional estar atento a esse intervalo entre as séries para guiar corretamente o aluno, ue costumam não respeitar esse descanso por não entender a importância disso.  Esse  descanso  é relevante para a conquista dos objetivos e é parte fundamental do treinamento desportivo.

Até a próxima

Com ajuda daqui



Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Atividades para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .

Nenhum comentário