Header Ads

A importância do intervalo da musculação






http://www.abcdoabc.com.br/images/abc/muscula%C3%A7%C3%A3o-d_cda4f109.jpg

Outro dia me perguntaram, numa dessas reuniões de familia/amigos qual é a importância do intervalo da musculação. Vai dizer que você nunca foi 'questionado' com uma dúvida no fim de semana?

O intervalo entre séries te uma grande importância porque é através dele que há a recuperação das fontes energéticas, modificações na taxa testosterona/cortisol, respostas hormonais, metabólicas, cardiovasculares e no desempenho.  Com isso,
afeta diversas variáveis importantes no treinamento de força, dentre as variáveis mais importantes podemos salientar os níveis combustível dentro da célula, produção de ácido láctico/lactato, numero de repetições e a capacidade de gerar potência.

Já é sabido que as concentrações de lactato sanguíneo variam e são influenciadas pela quantidade de tempo de intervalo entre séries, onde, intervalos menores tendem a causar maior acúmulo desses metabólitos quando comparados a tempos de intervalo entre séries maior.

Como a gente mede esse tempo? O tempo de recuperação entre as séries varia de acordo com a carga de treinamento, mas no treino de hipertrofia ele deve ficar entre 45 e 180 segundos para que os estoques de ATP se recuperam a níveis adequados para próxima série como demonstrado na tabela abaixo.

Tempo médio de recuperação dos níveis de ATP a cada série de musculação

30 segundos – 60% dos níveis iniciais de ATP – treino de resistência muscular
60 segundos – 70% dos níveis iniciais de ATP – treino de hipertrofia
90 segundos – 80% dos níveis iniciais de ATP – treino de hipertrofia
180 segundos – 90% dos níveis iniciais de ATP – treino de hipertrofia
300 segundos – 100% dos níveis iniciais de ATP – treino de força

Portanto, é fundamental que para se treinar em alta intensidade durante toda sessão de musculação, os estoques de ATP sejam adequados e para que isso ocorra é preciso respeitar o tempo de recuperação dos níveis de ATP intracelular.

É sempre importante o profissional estar atento a esse intervalo entre as séries para guiar corretamente o aluno, ue costumam não respeitar esse descanso por não entender a importância disso.  Esse  descanso  é relevante para a conquista dos objetivos e é parte fundamental do treinamento desportivo.

Até a próxima

Com ajuda daqui


Você não pode perder:

Treinamento Funcional 200 Exercícios - Aprenda Montar Seu Treino
100 planos de aulas + 100 atividades de Educação Física Escolar
Drive Virtual de Educação Física

Tecnologia do Blogger.