Header Ads

A fisiologia e a melhora da performance







http://content-portal.istoe.com.br/istoeimagens/imagens/mi_11258761083713327.jpg

Uma das questões mais relevantes quando tratamos de estratégia de programa de treinamento está no conhecimento do esporte no qual se pretende trabalhar Como cada esportes te seus fundamentos e características peculiares,  independente de ser individual ou coletivo, é fundamental para a padronização de um tipo de treinamento que abranja à demanda energética exigida na modalidade ou competição. 

Mes sabendo que a esfera física é muito importante, é claro que não se deve descartar a importância da habilidade individual, como condição fundamental na performance, principalmente nos esportes individuais. Por isso, deve existir uma preocupação tanto com o preparo físico, como com a técnica de movimento. 

É importante, quando se trata de alcançar os melhores resultados, conhecer as características de uma competição antecipadamente. Estudar a equipe adversária, as características climáticas e ambientais da prova (terreno, clima, altitude, etc.), traçar a melhor estratégia a ser utilizada no dia do evento são algumas alternativas que podem ser utilizadas para melhoria da performance. Atualmente, tanto no esporte individual quanto no coletivo, existe a preocupação de avaliar o histórico do desempenho competitivo dos adversários através de análises de vídeos. A utilização da filmagem permite analisar os movimentos realizados durante a partida e quantificar melhor as ações dos atletas seja para prescrever treinamento ou tática de jogo para neutralizar o adversário. A utilização da informática no voleibol, por exemplo, permite analisar a estratégia e as principais jogadas do adversário e utilizá-las ainda durante o jogo. 

Além disso, deve-se ter cuidado com a escolha dos testes laboratoriais, que na maioria das vezes não representam a situação real de uma partida ou de um evento competitivo. As condições ambientais muitas vezes são imprevisíveis, contudo, é importante que as condições destas variáveis durante a avaliação reflitam ao máximo o que ocorre durante a competição. O fator psicológico é outra variável que dificilmente pode ser avaliada fidedignamente em laboratório, e durante um evento pode fazer grande diferença.



http://3.bp.blogspot.com/_ctovI3LorwA/SfB5C6NJWdI/AAAAAAAAAvE/IZjF8O-VevE/s1600/altitude.jpg


Há muitos estudos, por exemplo, de como seria a melhor forma de aclimatação em competições na altitude. O futebol discute muito isso, principalmente quando um time ou a seleção tem que enfrentar a altitude. A escolha do dia da chegada para competir interfere consideravelmente na performance. Devido a isso, muitos testes têm sido conduzidos em câmaras hipobáricas para simular as condições de provas realizadas em grandes altitudes, ou então, um período da preparação física do atleta é realizada nas condições de altitude da prova. 

Para o preparador físico, estar atento aos dados que a fisiologia podem fazer é muito importante para definir como serão os treinamentos para obter a melhora da performance. 

Até a próxima!

Você não pode perder:

Treinamento Funcional 200 Exercícios - Aprenda Montar Seu Treino
100 planos de aulas + 100 atividades de Educação Física Escolar
Drive Virtual de Educação Física

Tecnologia do Blogger.