Header Ads

A fisiologia e a melhora da performance


Boas memórias da aula de educação física diminuem o risco de sedentarismo |  Veja Saúde

Uma das questões mais relevantes quando tratamos de estratégia de programa de treinamento está no conhecimento do esporte no qual se pretende trabalhar Como cada esportes te seus fundamentos e características peculiares,  independente de ser individual ou coletivo, é fundamental para a padronização de um tipo de treinamento que abranja à demanda energética exigida na modalidade ou competição. 

Mes sabendo que a esfera física é muito importante, é claro que não se deve descartar a importância da habilidade individual, como condição fundamental na performance, principalmente nos esportes individuais. Por isso, deve existir uma preocupação tanto com o preparo físico, como com a técnica de movimento. 

É importante, quando se trata de alcançar os melhores resultados, conhecer as características de uma competição antecipadamente. Estudar a equipe adversária, as características climáticas e ambientais da prova (terreno, clima, altitude, etc.), traçar a melhor estratégia a ser utilizada no dia do evento são algumas alternativas que podem ser utilizadas para melhoria da performance. Atualmente, tanto no esporte individual quanto no coletivo, existe a preocupação de avaliar o histórico do desempenho competitivo dos adversários através de análises de vídeos. A utilização da filmagem permite analisar os movimentos realizados durante a partida e quantificar melhor as ações dos atletas seja para prescrever treinamento ou tática de jogo para neutralizar o adversário. A utilização da informática no voleibol, por exemplo, permite analisar a estratégia e as principais jogadas do adversário e utilizá-las ainda durante o jogo. 

Além disso, deve-se ter cuidado com a escolha dos testes laboratoriais, que na maioria das vezes não representam a situação real de uma partida ou de um evento competitivo. As condições ambientais muitas vezes são imprevisíveis, contudo, é importante que as condições destas variáveis durante a avaliação reflitam ao máximo o que ocorre durante a competição. O fator psicológico é outra variável que dificilmente pode ser avaliada fidedignamente em laboratório, e durante um evento pode fazer grande diferença.



http://3.bp.blogspot.com/_ctovI3LorwA/SfB5C6NJWdI/AAAAAAAAAvE/IZjF8O-VevE/s1600/altitude.jpg


Há muitos estudos, por exemplo, de como seria a melhor forma de aclimatação em competições na altitude. O futebol discute muito isso, principalmente quando um time ou a seleção tem que enfrentar a altitude. A escolha do dia da chegada para competir interfere consideravelmente na performance. Devido a isso, muitos testes têm sido conduzidos em câmaras hipobáricas para simular as condições de provas realizadas em grandes altitudes, ou então, um período da preparação física do atleta é realizada nas condições de altitude da prova. 

Para o preparador físico, estar atento aos dados que a fisiologia podem fazer é muito importante para definir como serão os treinamentos para obter a melhora da performance. 

Até a próxima!


Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Atividades para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .

Nenhum comentário