Header Ads

Pilates original não é uma atividade para emagrecimento






Nos dias de hoje, é do conhecimento de todos que a prática de ao menos uma atividade física é fundamental para garantir mais saúde e qualidade de vida.

A orientação dos médicos e demais profissionais da área da saúde é que a pessoa sempre escolha praticar uma atividade que lhe proporcione prazer e que, paralelamente, atenda a seus objetivos.

Boas opções de atividades físicas que proporcionam prazer e melhoram a qualidade de vida de seus praticantes não faltam! Dentre elas, o Pilates tem se destacado por ser um método que pode ser praticado por todo tipo de pessoa e por oferecer inúmeros benefícios aos seus praticantes.

Pilates é um método que foi criado pelo alemão Joseph Hubertus Pilates, em 1918, durante a primeira guerra mundial, para reabilitação física e mental dos soldados. Seus exercícios são baseados em fortalecimento muscular com alongamento, tendo como objetivo o desenvolvimento uniforme do corpo, melhora da saúde mental e também ajuda nas atividades físicas diárias.

Com a prática do Pilates, o corpo se torna mais firme e flexível. "A pessoa tem mais facilidade de se movimentar e fazer tarefas diárias e de se proteger contra lesões. O método trabalha ainda a consciência corporal e a mente, proporcionando mais autoconfiança e coragem, alivia dores nas costas e em outras articulações. Além disso, o corpo ganha força sem se tornar volumoso, corrige a coordenação, a postura e o equilíbrio, garante uma boa noite de sono e aumenta o prazer por estimular (através da contração dos músculos) a região do períneo

Não há contraindicações e todos podem praticar a atividade: "crianças, gestantes – antes e depois do parto -, idosos, adolescentes, pessoas com excesso de peso, pessoas que sofrem de estresse, dores nas costas e em outras articulações, ou com fibromialgia, pessoas que desejam prevenir a osteoporose, atletas, e outros.

É comum que as pessoas, assim que iniciam uma atividade, logo questionem se vão também emagrecer. Neste sentido, a maioria das pessoas que conhecem ou já ouviram falar do método já se perguntou, ao menos uma vez, se o Pilates, além de todos esses benefícios que oferece, também auxilia no processo de emagrecimento.

Porém, o foco do Pilates não é o emagrecimento porque  não é possível fazer um trabalho aeróbio se for seguido o método original. Porém, como toda atividade física, ele gera um gasto calórico e, de acordo com o condicionamento físico do aluno e do nível de consciência corporal, é possível, sim, dar uma aula mais intensa. Com isso, o gasto calórico também aumenta, o que auxilia na perda de peso.

O Pilates tem muitos benefícios, sem duvida. E sabendo esses benefícios, fica mais fácil decidir se esta é mesmo a atividade mais apropriada para o seu estilo de vida e também a mais indica para alcançar os seus objetivos.

Texto cortesia do Aprendendo Pilates


Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Atividades para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .

Nenhum comentário