Header Ads

Concentração e rendimento: a visão da Psicologia do Esporte


http://puc-riodigital.com.puc-rio.br/media/psicologia-e-esporte_artenicolaugalvao.jpg

A Psicologia do Esporte é uma área que vem ganhando maior visibilidade e importância dentro da preparação de atletas de alto rendimento. Está sendo dada ênfase cada vez maior à melhora das dimensões física, técnica e tática e existem cada vez mais recursos disponíveis para que os atletas cheguem às competições muito bem preparados. Essa configuração, porém, pode aumentar a pressão interna e externa pela busca do resultado, contribuindo para que o fator psicológico possa ser determinante no desempenho final. O campeão será aquele que conseguir aplicar suas habilidades no lugar certo, na hora certa e com maior destreza, empregando as potencialidades desenvolvidas nos treinamentos no momento da competição, buscando controlar os fatores que podem interferir na performance.

Dessa forma, no esporte de alto nível, o trabalho psicológico terá como objetivo contribuir para o desenvolvimento psicológico, a saúde e o bem-estar dos praticantes em treinos e competições, dando condições ao atleta para lidar com as situações que podem interferir no seu rendimento esportivo e intervindo com os demais participantes desse contexto (treinadores, outros atletas, comissão técnica, entre outros) quando necessário.

Uma das habilidades psicológicas necessárias para um atleta de alto rendimento é a capacidade de concentração, já que esse indivíduo está exposto a diversos fatores que podem tirar sua atenção, tanto em treinos quanto em competições. Nos treinamentos, alguns atletas têm dificuldade para deixar questões pessoais e familiares fora da pista, assim como questões de relacionamento interpessoal entre os próprios companheiros de treino. Nesse caso, a falta de concentração pode contribuir para que o exercício seja executado de forma automática, sem a atenção necessária, pelo fato dos pensamentos estarem direcionados para essas questões externas.

Essa situação pode se tornar um fator de risco ao contribuir para o aumento da vulnerabilidade do atleta às distrações capazes de interferir no seu rendimento (quando o atleta não executa o exercício com precisão) ou até mesmo de provocar lesões. Esses fatores recebem o nome de "estímulos flutuantes" e, apesar de estarem "flutuando" nos pensamentos dos atletas, devem ser controlados para não se tornarem o foco da atenção durante os treinamentos.

Em situações de competição esses "estímulos flutuantes" podem exercer ainda maior influência, já que os fatores de distração podem ser muito mais poderosos, como o adversário apontado como favorito na prova, as pessoas na torcida (familiares, treinadores, demais atletas e dirigentes, patrocinadores, mídia, etc) e o mais poderoso de todos: a cobrança interna do competidor. Nesses momentos, é frequente que os pensamentos relacionados ao resultado final e à necessidade de ganhar ou de fazer uma marca específica se tornem o foco de concentração do atleta, que, em consequência, não consegue se concentrar nos elementos que realmente contribuirão para que obtenha bom desempenho.

Os aspectos relacionados à tarefa a ser executada e que contribuirão para o atleta ter ótimo desempenho e realizar o movimento com perfeição do início da preparação para a prova (ida para o local de competição, aquecimento, rotinas pré-competitivas, etc) até sua conclusão, são chamados de "estímulos dominantes". São eles que, ao se tornarem o foco da atenção do atleta, vão garantir que execute com precisão a tarefa - no caso do atletismo, a corrida ou marcha, o salto, o lançamento ou o arremesso -, garantindo que o resultado final almejado seja obtido.

Em outras palavras, na hora da preparação para a competição o atleta não pode pensar apenas no resultado que quer conquistar. Seu foco deve estar direcionado para o que deve fazer - e o que já fez - para realizar uma boa prova, o que inclui a preparação física, técnica, tática e psicológica. Imaginar a "prova perfeita" e repassar o passo a passo que levará à reprodução dessa visualização na hora da competição podem ser estratégias eficazes se forem treinadas e acompanhadas de um trabalho de preparação psicológica que possibilitará o controle emocional necessário na hora da competição.

Se a meta estabelecida for realista e as etapas anteriores de treinamento tiverem sido cumpridas, é possível afirmar que se o esportista conseguir colocar tudo isso em prática com precisão, com o foco de concentração direcionado a cada etapa da prova, o resultado virá como consequência. Não adianta estar na saída de bloco com a cabeça na linha de chegada, ou na entrada do setor com o pensamento no meio do campo, quando o lançamento for marcado. Há uma prova a ser executada e o atleta tem de entrar na competição sabendo o que tem de fazer e se sentindo preparado para colocar isso em prática.

Por isso, invistam no treinamento em primeiro lugar, para que a credibilidade no processo bem feito auxilie na confiança necessária na hora da competição. E lembrem-se sempre: concentrar-se no processo é estar mais próximo do resultado final desejado.


Dra. Simone Meyer Sanches

Retirado daqui


Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Atividades para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .

Nenhum comentário