Header Ads

A utilização do Pilates Fitness






http://zenergyts.com/images/sized/images/sized/remote/zenergyts-com-images-uploads-fitness-pilates-landing-950x0.jpg

O Pilates é uma atividade que traz muitos benefícios ao praticante. Seja com que objetivo for usada, ela consegue trabalhar o corpo todo, com uma intensidade moderada e determinada pelo profissional que a aplica. Por isso, contamos com as modalidades de Pilates original (conservador), Pilates moderno ou contemporâneo (com o incremento de acessórios e maior gama de exercícios) e o terapêutico (usado apenas por fisioterapeutas com a finalidade de reabilitar lesões musculares, articulares e diminuir a dor).

Trazendo um rápido histórico, o método foi desenvolvido por Joseph Pilates no início da década de 1920, como um auto-tratamento já que o mesmo sofria de asma, raquitismo e febre reumática. Sua vontade de superação o fez buscar em diversas técnicas do oriente e do ocidente uma forma diferenciada de ganhar um corpo forte e saudável. Seus fundamentos constituem: concentração, respiração, precisão, fluidez de movimentos e o "engajamento" do centro de força ou simplesmente a ativação do Powerhouse. Com a rápida popularização do método, estudos científicos foram realizados o que fez o método passar por algumas alterações a fim de proteger o sistema musculoesquelético de lesões.

O Pilates fortalece os músculos fracos, alonga os músculos que estão encurtados e aumenta a mobilidade das articulações. Movimentos fluentes são feitos sem pressa e com muito controle para evitar estresse. O alinhamento postural é importante em cada exercício, ajudando na melhora da postura global do indivíduo.

Assim, a força, a tonificação e o alongamento são trabalhados de dentro para fora do corpo, tornando-o forte, bonito, saudável, harmonioso e elegante.

O Pilates Fitness traz uma mistura de pilates com treinamento funcional. A aula é elaborada com exercícios de Pilates no solo e nos aparelhos, exercícios funcionais com a resistência do próprio corpo, com a utilização de acessórios, aumentando a resistência, dificultando a execução. Entre os acessórios estão eles: TRX, halteres, caneleiras, corda, bolas de pilates, medicine ball, prancha de molas, Bosu, pranchas de equilíbrio, entre outros.

Principais diferenças entre Pilates Fitness e Pilates Clínico:

  • Indivíduos saudáveis e assintomáticos X Indivíduos com dor ou com restrição de movimentos;
  • Pessoas que objetivam ganho de força e flexibilidade X Pessoas que querem recuperar sua saúde física;
  • Programa de exercícios variados para todo o corpo X Programa especializado para reabilitar a lesão;
  • Pode ser realizado até para atletas de alta performance X Pode ser realizado por pessoas sedentárias e sem qualquer preparo físico.

A utilização do Pilates Fitness é uma tendência em estúdios e academias Brasil afora. Orientado por um bom profissional, traz excelentes resultados.

Ate a próxima!

Escrito por Daniela Souto, fisioterapeuta e profissional de Educação Fisica, que escreve no  Faça Fisioterapia, no blog da Educação Fisicaa e atua pela Fisioquality 


Ícone Facebook Ícone Twitter Ícone Google+ Ícone Instagram http://www.sergiofasilva.com/static/images/linkedin.png


Você não pode perder:

Treinamento Funcional 200 Exercícios - Aprenda Montar Seu Treino
100 planos de aulas + 100 atividades de Educação Física Escolar
Drive Virtual de Educação Física

Tecnologia do Blogger.