Header Ads

Importância dos minerais e vitaminas no Esporte






Consumir suplementos sem orientação pode resultar em problemas no organismo/Foto: © JJAVA - Fotolia.com


Embora não sejam nutrientes energéticos, as vitaminas são extremamente importantes na capacidade funcional do corpo humano, intervindo em diversas reações metabólicas que ajudam na defesa e proteção do organismo contra o stress causado pelo exercício e atividades cotidianas.

Uma alimentação variada e rica em frutas, legumes e hortaliças fornece boas quantidades de vitaminas.

Os minerais são necessários para a regulação da hidratação do corpo e do pH do sangue, e para o funcionamento dos neurónios e dos músculos.

O potássio tem um papel fundamental na contração muscular, impedindo as caimbras. O magnésio, além de atuar no relaxamento dos músculos, ajuda na produção de energia. O sódio auxilia no transporte de oxigénio.

Os atletas, em especial aqueles que fazem restrição alimentar, podem não ingerir suficientes quantidades de cálcio e ferro. Juntamente com o stress fisiológico a que estão submetidas devido à intensidade dos treinos, estes atletas expõem-se a elevados riscos de osteoporose, anemia e distúrbios hormonais. Assim, devem procurar ter especial cuidado com a sua alimentação, procurando os alimentos que forneçam estes minerais. O ferro encontra-se essencialmente na carne, peixe e cereais fortificados. A principal fonte de cálcio é o leite e seus equivalentes.

Uma alimentação saudável e equilibrada pode fornecer uma boa quantidade de vitaminas e minerais, no entanto, por mais completa que seja, é muito complicado que se consiga as quantidades ideais de vitaminas e mineraiss para um ótimo funcionamento do corpo humano. Ai é que entra a suplementação como um importante auxiliador na reposição de vitaminas e mineirais.

Os multivitamínicos são complexos que reúnem vitaminas e minerais essenciais numa única cápsula. Foram desenvolvidos para suprir as necessidades nutricionais que a maioria dos indivíduos apresentam, devido ao seu atarefado estilo de vida onde muitas vezes não há tempo para consumir uma refeição saudável.

A suplementação com multivitamínicos e mineiras é uma forma prática de assegurar que o seu organismo não apresente déficit de vitaminas e minerais essenciais ao seu desenvolvimento saudável.

Alguns estudos científicos demonstram os benefícios desta suplementação.

Estudos anteriores realizados com multivitamínicos sugeriram que eles ajudam a prevenir as cataratas [*1], o cancro do cólon [*2], a melhorar a cognição [*3] [*4], a fertilidade [*5] e a resposta do sistema imunitário [*6].

Multivitamínicos melhoram capacidade mental!

A maior parte dos estudos com multivitamínicos integra apenas pessoas idosas (mais de 55 anos). Porém, um novo estudo realizado por investigadores da Universidade de Northumbria, que avaliou adultos entre os 30 e os 55 anos, detectou grandes benefícios do consumo de suplementos multivitamínicos a nível mental [*7].

No estudo, 215 homens entre os 30 e os 55 anos consumiram ou um suplemento multivitamínico ou um placebo durante 33 dias. Estes homens foram avaliados antes e depois do período da investigação, a nível do estado de espírito, stress e saúde mental.

Antes do estudo não havia diferenças significativas entre os homens posteriormente distribuídos pelos 2 grupos. No entanto, depois dos 33 dias de estudo, o grupo que consumiu o multivitamínico mostrou melhorias relativas a nível da capacidade e bem-estar mental. Isso incluiu menos stress, mais vigor e melhor estado de espírito e humor.

Além disso, a capacidade de raciocínio também aumentou. Os voluntários tiveram de desempenhar testes como contar números de trás para a frente em 3 ou 7 segundos. Saíram-se melhor aqueles que consumiram o suplemento multivitamínico durante o estudo.

A dica é: Não exagerar nas doses!

As vitaminas e minerais irão ajudá-lo a melhorar o funcionamento do seu corpo como um todo. Caso não consuma as quantidades mínimas diárias necessárias de vitaminas e minerais, – o que é bastante provável, levando em consideração a falta de tempo e os maus hábitos alimentares da população brasileira – a utilização de um bom multivitamínico e mineral se torna imprescindível, no entanto, tenha cautela ao escolher o seu produto ideal, produtos que lhe ofereçam quantidades exorbitantes além dos 100% do V.D. (valor diário necessário) podem ser tanto um mal para seu bolso quanto para sua saúde, cada pessoa tem uma necessidade individual de cada vitamina e mineral, portanto, escolha um produto seguro que lhe ofereça no máximo 100% do V.D. por capsula. O excesso de vitaminas e minerais é descartado pelo suor e pela urina, no entanto, o excesso de algumas delas podem gerar complicações e sobrecarga em alguns órgãos.

Na FUEL você encontra o produto Daily Formula da Universal Nutrition com 100 comprimidos. Um complexo vitamínico/mineral de A a Z com até 100% dos valores diários necessários, mais completo e mais barato do que o famoso Centrum.

Referências:
[*1] – Kuzniarz, M. et. al., Use of vitamin supplements and cataract: the Blue Mountains Eye Study, American Journal of Ophthalmology 132(1):19-26, Julho 2001.
[*2] – Jacobs, E. et. al., Multivitamin Use and Colorectal Cancer Incidence in a US Cohort: Does Timing Matter?, American Journal of Epidemiology 158:621-628, 2003.
[*3] – Chandra, R., Effect of vitamin and trace-element supplementation on cognitive function in elderly subjects, Nutrition 17(9):709-12, Setembro 2001.
[*4] – Benton, D. & Fordy, J. & Haller, J., The impact of long-term vitamin supplementation on cognitive functioning, Psychopharmacology 117(3):298-305, Fevereiro 1995.
[*5] – Czeizel, A. & Métneki, J. & Dudás, I., The effect of preconceptional multivitamin supplementation on fertility, International Journal for Vitamin and Nutrition Research 66(1):55-8, 1996.
[*6] – Pike, J. & Chandra, R., Effect of vitamin and trace element supplementation on immune indices in healthy elderly, International Journal for Vitamin and Nutrition Research 65(2):117-21, 1995.
[*7] – Hot air? Scientific study suggests multivitamin can add sparkle, Northumbria University, Junho 2010.


Fonte


Você não pode perder:

Treinamento Funcional 200 Exercícios - Aprenda Montar Seu Treino
100 planos de aulas + 100 atividades de Educação Física Escolar
Drive Virtual de Educação Física

Tecnologia do Blogger.