Header Ads

A mecânica da respiração na atividade física


Respiração euatleta (Foto: Editoria de Arte/Eu Atleta)

Saber como funciona a respiração na atividade física pode facilitar, e muito, a performance em momentos de maiores picos dos exercícios. O controle da respiração é feito por um 'sistema' preciso. Embora a respiração seja feita de forma involuntárias os músculos da respiração agem de forma voluntária, principalmente se estimulados com alguns exercícios. E esses exercícios, bem orientados por um profissional pode trazer uma melhor performance ao praticante.

A função respiratória é regulada por um centro localizado no Sistema Nervoso Central, chamado Centro Respiratório, que funciona recebendo informações do teor de oxigênio e gás carbônico do sangue. Ele comanda através de impulsos nervosos a atividade contráctil dos músculos da respiração, principalmente o diafragma e os músculos intercostais.

Quando a respiração começar a ser insuficiente para a produção de energia, por exemplo quando começamos uma atividade física, a tendência seria cair o teor de oxigênio no sangue e aumentar o teor de gás carbônico. Imediatamente os quimioceptores (que 'sabe' a quantidade de oxigênio e gás carbônico pelo corpo) detectam estes teores e "bombardeiam" o centro respiratório com impulsos nervosos. De imediato o centro respiratório aumenta o comando sobre os músculos da respiração, aumentando sua atividade contráctil, o que aumenta o fluxo de entrada e saída de ar dos pulmões. Este ajuste é muito rápido e extremamente eficiente, feito de forma involuntária.

O aumento da ventilação é sempre exatamente adequado para manter os teores corretos de oxigênio e gás carbônico no sangue. Ninguém precisa "pensar" para que este ajuste seja feito.

Essa mecânica respiratória faz com que aumentemos ou não a nossa respiração, de acordo com a nossa necessidade. Porém, mesmo que não quiséssemos, o equilíbrio entre oxigênio e gás carbônico é mantido no corpo, mesmo com aumento da demanda de oxigênio como ocorre no caso da atividade física
Com ajuda daqui


Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Atividades para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .

Nenhum comentário