Header Ads

A mecânica da respiração na atividade física







Respiração euatleta (Foto: Editoria de Arte/Eu Atleta)

Saber como funciona a respiração na atividade física pode facilitar, e muito, a performance em momentos de maiores picos dos exercícios. O controle da respiração é feito por um 'sistema' preciso. Embora a respiração seja feita de forma involuntárias os músculos da respiração agem de forma voluntária, principalmente se estimulados com alguns exercícios. E esses exercícios, bem orientados por um profissional pode trazer uma melhor performance ao praticante.

A função respiratória é regulada por um centro localizado no Sistema Nervoso Central, chamado Centro Respiratório, que funciona recebendo informações do teor de oxigênio e gás carbônico do sangue. Ele comanda através de impulsos nervosos a atividade contráctil dos músculos da respiração, principalmente o diafragma e os músculos intercostais.

Quando a respiração começar a ser insuficiente para a produção de energia, por exemplo quando começamos uma atividade física, a tendência seria cair o teor de oxigênio no sangue e aumentar o teor de gás carbônico. Imediatamente os quimioceptores (que 'sabe' a quantidade de oxigênio e gás carbônico pelo corpo) detectam estes teores e "bombardeiam" o centro respiratório com impulsos nervosos. De imediato o centro respiratório aumenta o comando sobre os músculos da respiração, aumentando sua atividade contráctil, o que aumenta o fluxo de entrada e saída de ar dos pulmões. Este ajuste é muito rápido e extremamente eficiente, feito de forma involuntária.

O aumento da ventilação é sempre exatamente adequado para manter os teores corretos de oxigênio e gás carbônico no sangue. Ninguém precisa "pensar" para que este ajuste seja feito.

Essa mecânica respiratória faz com que aumentemos ou não a nossa respiração, de acordo com a nossa necessidade. Porém, mesmo que não quiséssemos, o equilíbrio entre oxigênio e gás carbônico é mantido no corpo, mesmo com aumento da demanda de oxigênio como ocorre no caso da atividade física
Com ajuda daqui

Você não pode perder:

Treinamento Funcional 200 Exercícios - Aprenda Montar Seu Treino
100 planos de aulas + 100 atividades de Educação Física Escolar
Drive Virtual de Educação Física

Tecnologia do Blogger.