Header Ads

Street Workout: uma modalidade ao ar livre com cada vez mais adeptos



A modalidade Street Workout é o termo específico para treinos físicos à base do peso corporal (Bodyweight). Este treino é realizado ao ar livre ou em parques e espaços dedicados à modalidade. É uma combinação de exercícios de ginástica e calisténicos rítmicos, dando origem a uma actividade física completa e variada com imensas possibilidades de treinos e rotinas. A popularidade do Street Workout está a crescer de uma forma incrível por todo o Mundo.
Anualmente são realizados campeonatos mundiais onde vários atletas de vários pontos do planeta competem entre si pelo título de melhor atleta de rua. Por consequência, em Portugal esta modalidade está a conquistar cada vez mais adeptos. Já existem dezenas de equipas e atletas individuais por todo o país. Todos eles com o mesmo objectivo: promover a actividade física, partilhar conhecimento e atrair cada vez mais adeptos para o Street Workout.

Em que consistem os treinos de Street Workout?

Um plano de treino básico de Street Workout consiste em exercícios como elevações (Pull-ups/Chin-ups), flexões (Push-ups), fundos (Dips), abdominais (Sit-ups) e agachamentos (Squats). Antes de alguém tentar todos aqueles movimentos fantásticos que vê no YouTube, estes são os exercícios básicos para qualquer iniciante na modalidade. A partir daqui, evolui-se para exercícios mais avançados como Muscle-ups, Human Flag, Front/Back/Elbow Lever, entre muitos outros.
No Street Workout, a imaginação é o limite e o nosso corpo é o nosso ginásio. Os treinos podem ser feitos individualmente ou em grupo, com exercícios e planos específicos ou alternados, com muita ou pouca intensidade. Todos os treinos podem ser perfeitamente ajustados aos objectivos de cada atleta: aumentar a força, velocidade, resistência, flexibilidade, técnica, etc.
Mesmo realizando rotinas de treino para músculos específicos, todos os músculos do corpo acabam por ser estimulados e desenvolvidos em cada treino. No entanto, aqui ficam os principais músculos treinados em cada exercício básico:
  • Elevações (Pull-ups/Chin-ups): Ombros, braços, costas, core (abdominais)
  • Flexões (Push-ups): Peito, braços, core
  • Fundos (Dips): Peito, ombros, tríceps
  • Sit-ups: Abdominais
  • Agachamentos (Squats): Pernas

Como começar e onde treinar?

Para quem quer começar no Street Workout/Calisténicos, pode começar já e treinar em qualquer lugar! Tal como no desporto em geral, o aspecto mais importante na mentalidade do Street Workout é a motivação. E um pouco de espaço para treinar também ajuda. Existem centenas de planos fantásticos online disponibilizados por especialistas da modalidade que o podem ajudar a criar um plano de treino à sua medida, sem ter que pagar mensalidade no ginásio ou comprar equipamento caro. Se não tem espaço suficiente em casa, na sua cidade certamente irá encontrar alguns parques com os clássicos bancos de jardim ou barras de elevações para treinar.

Vantagens do Street Workout

  • Promove a actividade física ao ar livre;
  • Promove a socialização entre várias comunidades;
  • É gratuito e pode ser praticado em qualquer lugar, em casa ou na rua;
  • Com esforço e dedicação, é possível atingir resultados visíveis e um físico agradável;
  • Os praticantes de Street Workout promovem a competição saudável e partilham constantemente informação e dicas de treino;
  • O Street Workout pode ser usado como terapia ou forma de reabilitação em vários centros comunitários.
Fonte: Blastingnews


Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Atividades para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .

Nenhum comentário