Header Ads

Como fazer um plano de curso na Educação Física

https://eejoaquimsaraiva.files.wordpress.com/2013/04/006.jpg

Para o professor que trabalha em escola, o início de ano sepre é corrido. Os planos de aula precisam ser feitos e ma coisa te que estar entregue na escola: o plano de curso. Programar o ano inteiro saber o que vai se aplicar em cada bi/trimestre é o ponto de partida para um ano planejado.

O Plano de Curso é um instrumento de trabalho que possui o objetivo de referenciar os conteúdos, as metodologias, os procedimentos e as técnicas a serem utilizadas no processo de ensino-aprendizagem concernentes às unidades escolares. Sejam estas de ensino fundamental e médio, instituições de ensino superior e cursos técnicos de qualquer nível.

A confecção do plano deve ocorrer na presença do grupo pedagógico da unidade escolar, atendendo à característica interdisciplinar e contextualizada estabelecida pelos Parâmetros Curriculares Nacionais(PCNs). A construção desse material gera entre os profissionais uma nova postura, ocasionando debates voltados para a satisfação em promover ações norteadoras, visando a um melhor nível de ensino dos conteúdos programáticos.

Constituído, o plano de curso orienta o profissional no decorrer das atividades escolares, sequenciando os conteúdos primordiais, os eventos escolares, os materiais a serem utilizados, os procedimentos avaliativos, entre outros. Devido à evidência do processo organizacional desse instrumento, as instituições educacionais vêm exigindo de seus colaboradores, a elaboração do mesmo.

O plano de curso precisa conter no mínimo as seguintes orientações:

 Integração sequencial dos conteúdos didáticos.

 Detalhamento da proposta pedagógica.

 Listagem dos materiais a serem utilizados.

 As formas de avaliação individual e coletiva.

 Objetivos gerais.

 Objetivos específicos.

 Conclusão.

Devemos salientar que o plano de curso é um instrumento flexível, pois no decorrer do ano letivo, de acordo com o surgimento de novas situações metodológicas, estas poderão ser inseridas e registradas. Algumas unidades escolares adotam dois tipos de trabalho, um ligado à coletividade de todos os professores e outro individual, o qual fornece as particularidades de cada disciplina.

Com ajuda daqui


Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Atividades para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .

Nenhum comentário