Header Ads

Benefícios da musculação

http://ifbbbrasil.com.br/wp-content/uploads/2015/01/Muscula%C3%A7%C3%A3o-pare-de-fumar.jpg

O praticante de musculação pode ter como objetivos o aumento da força e da massa muscular, diminuição do peso e percentual de gordura corporal, melhoria do condicionamento físico e da performance esportiva, aumento da resistência muscular. Contudo, os resultados dependem da freqüência e grau de envolvimento nos treinos, da alimentação, e até mesmo da suplementação.
Um benefício da prática da musculação é utilização de exercício para a correção postural. Com a identificação do problema de desvio postural por um profissional da área, pode-se planejar o treinamento para fortalecer os músculos afetados pela má postura. A análise do especialista deve identificar exercícios e alongamentos mais adequados a cada problema.

Outros benefícios da musculação são o aumento da massa muscular, aprimoramento do desempenho esportivo, aumento da proteção dos ossos e articulações, melhora da estética corporal e favorecer o conforto na vida diária e no trabalho físico. Nas mulheres a musculação, ainda, aumenta o volume dos músculos modelando o corpo.

A musculação pode ser praticada por variados grupos de pessoas desde adolescentes a idosos passando por portadores de deficiência física, indivíduos com doenças como diabetes, cardiopatias (distúrbios no coração), hipertensão (pressão arterial acima do normal), pessoas em quadro pós-operatório ou recuperando-se de lesões, com possibilidade de fortalecimento muscular.

Os benefícios da musculação estão diretamente relacionados com o período no qual o praticante dedica-se aos treinos, o tipo de treinamento, com as diferentes intensidades, volumes, velocidade de execução dos movimentos, séries, intervalos entre as séries e os exercícios, e períodos de recuperação entre os treinos, estrutura óssea morfológica e a distribuição dos tipos de fibras em cada indivíduo.

A presença de um profissional na área é fundamental no processo de evolução do praticante, na definição do programa de treinamento, na identificação da execução correta dos exercícios, no correto posicionamento nos aparelhos, na orientação quanto a dúvidas.

Praticando-se musculação com envolvimento, sem dúvida, você terá muitos benefícios.

É necessário ter disciplina, seguir a orientação dos profissionais especializados e respeitar os seus limites.


Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Atividades para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .

Nenhum comentário