Header Ads

Volei de Praia é uma ótima alternativa para se exercitar

http://corpoacorpo.uol.com.br/upload/imagens_upload/volei_de_praia.jpg

O verão está chegando e nada mais justo do que se procurar alternativas na praia para se exercicitar. Além dos treinamentos funcionais que invadiram as praias de todo o país e jogos de frescobol, o volei de rpaia sempre foi uma ótima alternativa para pessoas de todas as idades praticar atividade física e se divertir.

Assim como no voleibol, o objetivo do jogo é jogar a bola por cima da rede para fazê-la cair na quadra do adversário, bem como evitar que o adversário consiga fazer o mesmo. Cada equipe pode tocar na bola três vezes antes de jogá-la para o outro lado. A bola é posta em jogo com um saque (ou serviço) — um golpe dado pelo sacador de trás da linha que delimita o fim de sua quadra. Ele deve jogá-la para o outro lado por cima da rede, e assim começa a disputa de cada um dos pontos. As disputas continuam até que a bola caia no chão ou não seja manipulada de maneira apropriada pelos jogadores.

Já pelo tipo de terreno,  areia,  o vôlei de praia cobra mais força e pique dos praticantes. A areia dificulta os movimentos de deslocamento e impulsão e há maior exigência da musculatura e do sistema cardiovascular.

Por isso, detona calorias. Como a modalidade conta com menor número de jogadoras geralemente dois por time, enquanto no vôlei de quadra cada equipe conta com seis membros, há maior esforço da praticante para cobrir sua área. Por isso, o gasto energético é cerca de 50% maior. Ou seja, enquanto na quadra é possível queimar cerca de 600 calorias em uma hora, na praia este valor pode chegar a 900! Uaaau!

A proteção contra lesões é importante. Quem pratica o esporte no litoral conta com mais uma vantagem: a areia auxilia no amortecimento do impacto das quedas pós-saltos, protegendo as articulações. Entretanto, é importante trabalhar a estabilidade articular e fortalecer a musculatura da lombar e dos membros inferiores para evitar torções e outras lesões

As maiores diferenças entre o voleibol e o voleibol de praia são as seguintes:
  • Ambiente de jogo: areia
  • Tamanho das equipes: dois jogadores. Não há substituições.
  • As regras para o levantamento são diferentes: toques duplos são julgados com mais rigidez, entretanto, a tolerância para com as conduções é maior.
  • O bloqueio conta como toque da equipe. Portanto, caso a bola toque no bloqueador, a equipe dele só poderá tocar na bola mais duas vezes. Todavia, o jogador que tocou a bola no bloqueio pode fazer o toque seguinte.
  • Não existem erros de posicionamento na praia, os jogadores podem trocar de posição à vontade.
  • Durante os dois primeiros sets, as equipes trocam de lados da quadra a cada sete pontos disputados. Durante o set de desempate, elas fazem isso a cada cinco pontos disputados.
  • Cada equipe tem direito a apenas um pedido de tempo de trinta segundos.
  • A invasão por baixo da rede não é considerada falta, desde que não atrapalhe a jogada do rival.
Eí, preparados?  Junte seus amigos, cuidado com as lesões, vá para a praia, divirta-se e se exercicite com o Volei de Praia. É uma ótima opção!
.


Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Atividades para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .

Nenhum comentário