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Suplementos e o seus benefícios






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Os suplementos podem ser usados com vários objetivos diferentes. Por exemplo, quando o corpo não responde da forma esperada à ingestão de alimentos, a alternativa é recorrer aos suplementos, que podem complementar a falta de vitaminas e minerais no organismo e ser eficazes tanto para ganhar massa magra quanto para emagrecer. E nem estou falando dos esteroides, também conhecidos como anabolizantes.

Há suplementos "do bem" para quem precisa reforçar o ganho de massa muscular e nem sempre consegue por meio apenas da alimentação saudável. Esses produtos contam hoje com tecnologia de última geração, desenvolvidos com base em pesquisas internacionais no segmento de nutrição esportiva. Aliados à prática de musculação ou outras modalidades de exercício físico, como boxe, pilates, bicicleta e movimentos isométricos, possibilitam a queima de gordura, emagrecimento e ganho de massa muscular.

Os suplementos alimentares são preparações destinadas a complementar a dieta e fornecer nutrientes como vitaminas, minerais, fibras, ácidos graxos e aminoácidos, que podem estar faltando na dieta consumida. Esses suplementos são produzidos a partir de alimentos e podem ser consumidos em formatos variados, de modo que se adequem ao cotidiano do consumidor. Em pó, líquido, pastilha, granulado ou em tablete.

Dentre os mais consumidos na forma em pó estão diuréticos termogênicos, proteína isolada e proteína da carne. O suplemento em pó, por exemplo, que contém proteína concentrada (proteína do soro do leite extraída durante o processo de transformação do leite em queijo), também é bem indicado para idosos, dependendo do quadro clínico. Isso porque, com o avanço da idade, o corpo vai perdendo massa magra.  A proteína promove maior retenção de nitrogênio (fator de crescimento muscular) e ajuda na recuperação muscular, além do ganho de massa magra (músculos)..

Perda de peso

Quando o assunto é suplementação, tanto é possível ganhar ou perder peso. Para quem quer emagrecer, além de uma dieta balanceada e de exercícios físicos, pode contar com uma série de suplementos alimentares para auxiliar. Por terem na composição substâncias naturais que aumentam a saciedade, minimizam a absorção de gordura e equilibram o funcionamento intestinal, são ótimos aliados no tratamento na perda de peso.

A diversidade de opções é tamanha que surpreende quem pensa que eles só existem em forma de pó, cápsulas ou barra de cereais. Na verdade, até mesmo ovos de chocolate já estão disponíveis em forma de proteína. Trata-se de um lançamento recente, que traz, em formato de ovo, o conteúdo de uma barra de cereais. Permite ao esportista ao mesmo tempo que ingere proteína saborear um delicioso chocolate.

Cuidado com os excessos

Mesmo os considerados suplementos do bem só devem ser consumidos com orientação adequada. Essa orientação cabe a um médico ou nutricionista. Em geral, o uso deve ser feito após treinos com mais de uma hora de duração, ou ainda, no café da manhã, por quem fica muito tempo em jejum.

Uma das orientações mais comuns é, junto com o uso de proteína, é preciso aumentar o consumo de água. Do contrário, pode sobrecarregar os rins e causar problemas futuros. Os profissionais da saúde são unânimes em afirmar que quando os suplementos alimentares são indicados e consumidos adequadamente, proporcionam resultados positivos para o corpo. Mas é preciso ficar atento para que seu uso não se torne prejudicial.

É muito comum a confusão entre os suplementos alimentares e os anabolizantes. Enquanto os suplementos são destinados a suprir carências nutricionais do organismo, os anabolizantes são medicamentos que, apesar de terem grande influência sobre o ganho de massa muscular, têm uso permitido apenas para tratar desequilíbrios hormonais, com indicação médica bem definida. Os suplementos alimentares são nutrientes isolados, enquanto os anabolizantes são hormônios. Os dois possuem efeitos muito diferentes

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