Header Ads

As lesões no CrossFit

http://www.franquiasaladcreations.com.br/wp-content/uploads/2014/03/CrossFit-2.jpg

Ainda novidade no mercado fitness, o CrossFit tem atraído cada vez mais praticantes. Com esse crescimento no interesse e no número de adeptos, porém, aumentam também as pessoas que se lesionam durante as atividades. Nos Estados Unidos, o surgimento de casos de rabdomiólise (síndrome associada à atividade física intensa) preocupa especialistas.

No ano passado, a pesquisa "The nature and prevalence of injury during CrossFit training" (A natureza e prevalência de lesões durante o treino de CrossFit), publicada no periódico "The Journal of Strength and Conditioning Research", submeteu pessoas com diferentes níveis de condicionamento físico aos treinos de CrossFit por dez semanas. Ao fim, revelou-se que 74% dos participantes admitiram ter sofrido uma lesão que os impediu de trabalhar, treinar ou competir. Dentre as áreas mais expostas a lesões na atividade estão os ombros, as costas (região lombar) e os joelhos.

Mais impressionante do que o número revelado no estudo, talvez, foi a conclusão dos pesquisadores. 'As taxas de lesões no CrossFit são similares àquelas relatadas na literatura para esportes como halterofilismo e ginástica, e menores do que as de esportes de contato (como o futebol)", diz o texto da pesquisa.

O CrossFit é uma atividade física que exige muita técnica. Grande número dessas lesões ocorre por conta de profissionais malpreparados que estão treinando esses atletas e de praticantes que querem colocar carga demais nos treinos. Exercício feito de forma incorreta, associado à baixa capacidade de execução, causa lesão.

O ambiente competitivo que se cria durante as aulas costuma ser o combustível para que praticantes mais animados de CrossFit passem do ponto. Vidal vê esse clima como um ponto positivo. A competição move o homem e o motiva. Ela vai vendo os resultados e acaba competindo com ela mesma.

Porém, tem que se tomar cuidado para não entrar "na pilha" da competição e se lesionar. O segredo para evitar as lesões é, como em todas as atividades físicas, respeitar os limites do corpo. Você vai aumentar esse limite aos poucos, treinando dentro de uma intensidade que seu corpo vai aumentar o condicionamento e sentir uma necessidade de alteração (do treino). Aos poucos, esse seu limite é expandido.



Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Atividades para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .

Nenhum comentário