Header Ads

A educação física na Ginástica Laboral






http://jie.itaipu.gov.br/jie/files/files2009/image/20110607/corrente15.JPG

Há, ainda hoje, uma cofunsão entre a atuação do profissional de Educação Física e do Fisioterapeuta na Ginástica Laboral.  Na teoria, a divisão pode até acontecer, mas, na prática, na aplicação de dinâmicas e no dia a dia, é complicado determinar o que cada profissional pode fazer.

O famoso "estica e puxa" que algumas empresas oferecem a seus funcionários pode ser feito por educadores físicos e fisioterapeutas. Entendo que a parte mais lúdica, como dinâmicas devam ficar a cargo do profissional de educação física e quando envolver uma população que já esteja com problemas detectados, seja feita mais por fisioterapeutas.

A atuação do educador físico na chamada ginástica nas empresas é importante porque garante uma maior qualidade de vida às pessoas, evita dores para quem trabalha em escritório o dia todo e ajuda a dar aquela relaxada esperta na mente e no corpo.

Como alternativa para diminuir e prevenir esses sintomas que acompanham profissionais das mais variadas áreas, são recomendados pelo menos 15 minutos de exercícios de alongamento e reforço muscular no local de trabalho. A modalidade de atividades físicas ganhou o nome de ginástica laboral e contribui para aumentar o bem-estar físico.

Não há necessidade de alguma roupa especial. Na prática, são trabalhados exercícios de alongamento, reforço muscular e mobilização. Podem fazer parte da ginástica laboral jogos cooperativos, que servem como um momento de descontração. Tudo com o objetivo de distencionar a musculatura das tensões decorrentes da rotina de trabalho.

A prática melhora a saúde como um todo, além aumentar a motivação e melhorar o relacionamento interpessoal dentro da empresa. O colaborador também sente uma diminuição do estresse diário e o aumento do controle emocional.

O dinamismo, a alegria e a disposição do profissional de educação física pode ajudar e muito na aplicação da ginástica na empresa. É mais um campo de trabalho para profissionais!

Você não pode perder:

Treinamento Funcional 200 Exercícios - Aprenda Montar Seu Treino
100 planos de aulas + 100 atividades de Educação Física Escolar
Drive Virtual de Educação Física

Tecnologia do Blogger.