Header Ads

A educação física na Ginástica Laboral

http://jie.itaipu.gov.br/jie/files/files2009/image/20110607/corrente15.JPG

Há, ainda hoje, uma cofunsão entre a atuação do profissional de Educação Física e do Fisioterapeuta na Ginástica Laboral.  Na teoria, a divisão pode até acontecer, mas, na prática, na aplicação de dinâmicas e no dia a dia, é complicado determinar o que cada profissional pode fazer.

O famoso "estica e puxa" que algumas empresas oferecem a seus funcionários pode ser feito por educadores físicos e fisioterapeutas. Entendo que a parte mais lúdica, como dinâmicas devam ficar a cargo do profissional de educação física e quando envolver uma população que já esteja com problemas detectados, seja feita mais por fisioterapeutas.

A atuação do educador físico na chamada ginástica nas empresas é importante porque garante uma maior qualidade de vida às pessoas, evita dores para quem trabalha em escritório o dia todo e ajuda a dar aquela relaxada esperta na mente e no corpo.

Como alternativa para diminuir e prevenir esses sintomas que acompanham profissionais das mais variadas áreas, são recomendados pelo menos 15 minutos de exercícios de alongamento e reforço muscular no local de trabalho. A modalidade de atividades físicas ganhou o nome de ginástica laboral e contribui para aumentar o bem-estar físico.

Não há necessidade de alguma roupa especial. Na prática, são trabalhados exercícios de alongamento, reforço muscular e mobilização. Podem fazer parte da ginástica laboral jogos cooperativos, que servem como um momento de descontração. Tudo com o objetivo de distencionar a musculatura das tensões decorrentes da rotina de trabalho.

A prática melhora a saúde como um todo, além aumentar a motivação e melhorar o relacionamento interpessoal dentro da empresa. O colaborador também sente uma diminuição do estresse diário e o aumento do controle emocional.

O dinamismo, a alegria e a disposição do profissional de educação física pode ajudar e muito na aplicação da ginástica na empresa. É mais um campo de trabalho para profissionais!


Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Atividades para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .

Nenhum comentário