Header Ads

10 dicas para sua corrida ser perfeita

http://clubedecorrida.formacco.com.br/fmanager/formaccoc/blogs/t/imagem173_2.jpg

Seja para o corredor iniciante, seja para os mais experientes, alguns cuidados devem ser tomados para que a prática desta atividade física cheia de características seja tomada. Para tanto, separamos 10 dicas para que a qualidade na execução desta atividade seja a melhor possível.

1. Faça um exame médico
Antes de sair andando ou correndo por aí, consulte um cardiologista e um ortopedista. O primeiro vai analisar a quantas anda seu sistema cardiovascular e o segundo dará uma boa olhada no aparelho locomotor, observando, por exemplo, se os joelhos estão em boas condições para a atividade que você pretende fazer. Um bom professor de educação física vai lhe ajudar na escolah desses profissionais, antes de planejar o treino propriamente dito.

2. Invista em equipamentos de qualidade
Um par de tênis com sistema de amortecimento diminui o impacto da pisada e protege as articulações. Em vez de peças de algodão, prefira short e camiseta de tecido sintético, que facilitam a perda de calor, são mais leves e, por isso mesmo, mais confortáveis.

3. Alongue-se
Realize exercício de aquecimento e alongamento antes da corrida e alongamento após a corrida. Esse tipo de exercício é fundamental para aumentar a flexibilidade das pernas e preparar os músculos para a atividade física propriamente dita. Mas atenção com o alongamento depois da prática esportiva — ele deve ser leve para não ultrapassar os limites do corpo. Lembre-se: após a atividade física, há um desgaste natural em todo o corpo. Então, se você não pegar leve no estica-e-puxa, podem ocorrer microlesões.

4. Hidrate-se
Mantenha a hidratação adequada antes, durante e depois da corrida. Quem pretende caminhar ou correr precisa criar o hábito de beber bastante água, até porque ela vai sendo perdida conforme nos exercitamos. E, em percursos mais longos, leve um cantil para não ficar com o tanque vazio.

5. Escolha o melhor local
Especialmente para quem está começando, um terreno muito duro, irregular ou íngreme contribui para problemas nas articulações. Por isso, prefira a grama ou até mesmo a esteira, se você ainda não está acostumado a dar voltas e voltas pelo bairro.

6. Escolha o melhor horário
Prefira os períodos do dia com temperatura mais amena. O calor excessivo acaba limitando seu treinamento. Saia por aí quando houver trânsito menos intenso. Assim, você faz seu exercício com mais segurança e menos poluição. Seus pulmões agradecem.

7. Atenção na posição dos braços
O ideal é que você deixe os antebraços paralelos ao solo. Isso quer dizer que, no plano, eles devem ficar em um ângulo de 90o em relação ao resto do corpo. Repare, porém, que, ao subir, a postura muda. Assim, você ganha equilíbrio, o que torna todos os outros movimentos mais harmônicos.

8. Escute seu corpo
Diminua o ritmo ou mesmo pare se não se sentir bem. Se acordar no dia da prova com gripe, alguma indisposição tenha a coragem de não correr.

9. Respire direito
É simples assim: inspire pelo nariz e expire pela boca. Só que, ao imprimir um ritmo mais veloz ao exercício, acaba-se abrindo a boca na hora errada para levar mais ar para os pulmões. Isso pode ser evitado — basta não acelerar mais do que o habitual.

10. Tome um banho frio
Após a atividade física, alongue-se levemente mais uma vez, como o recomendado no item 3, e fique embaixo da água em temperatura baixa. Uma ducha fria evita a inflamação dos músculos, relaxa a região e minimiza as dores.


Correr respeitando essas dicas vai fazer a sua atividade ser perfeita, sem incômodos maiores e com o desenvolvimento excelente para atingir os seus objetivos.

Boa sorte!

Publicao em 13/10/14 e revisado em 18/04/18


Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Atividades para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .

Nenhum comentário