Header Ads

Variação na intensidade do exercício traz melhores resultados







Ao começar ou desenvolver uma atividade física, o praticante deve estar atento ao ritmo e a forma de execução da mesma. Por ser uma atividade global, o exercício físico não tem restrição de idade, sendo assim para todo mundo que quiser praticá-lo. E para não trazer nenhum problema de saúdem deve-se respeitar os limites físicos de cada um. 

A frequência respiratória é um marcador de intensidade de exercício assim como a própria frequência cardíaca.

A diferença entre as duas frequências é que a de batimentos cardíacos aumenta sempre de forma proporcional com o aumento do ritmo ou intensidade do exercício. O método mais utilizado para aferir a intensidade do esforço é exatamente monitorar os batimentos do coração.

Para a frequência respiratória não existe um monitor para aferição, e não é comum ninguém ficar contando quantas vezes respira por minuto. A tentativa de fazer esta contagem muito provavelmente levaria a uma interferência voluntária no ritmo respiratório, o qual ao contrário da frequência cardíaca pode ser alterado quando ‘pensamos’ para respirar.

Entretanto, o ritmo respiratório aumenta com a intensidade do exercício até que num determinado momento ocorre um aumento rápido e acentuado.

Curta nossa página no Facebook

Para que a atividade tenha um melhor resultado, no entanto, é importante aumentar e variar a carga e intensidade dos exercícios.  Muita gente, por exemplo, diz que caminha 30 minutos 5 vezes na semana há vários anos, mas parou de emagrecer em algum momento. Essas pessoas tem que entenderem que as cargas precisam ser evoluídas e que é importante variar a intensidade, elas podem perder os benefícios que a atividade proporciona.

Portanto, o ideal é sempre evoluir progressivamente - respeitando os limites de cada um - para que o efeito seja ainda mais satisfatório. Vale lembrar, porém, que o exercício só é realmente eficaz se for associado a uma alimentação equilibrada.

Cuidado com as lesões, com a carga envolvida e vamos variar a intensidade do exercício para que os resultados apareçam de forma mais satisfatória

Você não pode perder:

Treinamento Funcional 200 Exercícios - Aprenda Montar Seu Treino
100 planos de aulas + 100 atividades de Educação Física Escolar
Drive Virtual de Educação Física

Tecnologia do Blogger.