Header Ads

Fortalecimento muscular na prevenção e tratamento de lesões






http://www.auriverde.am.br/site/img/upload/noticias/cada-modalidade-esportiva-requer-um-preparo-fisico-especifico1314037052.jpg

Quantas vezes, na academia, você não se deparou com alunos que querem o fortalecimento muscular para o tratamento e prevenção de lesões. Em conjunto com o fisioterapeuta, é preciso treinar a musculatura de uma forma correta, para evitar, lógico, que novas lesões apareçam. Cada grupo muscular tem uma maneira de trabalhar que precisa ser respeitada para que  a intervenção seja efetiva. Alguns grupos musculares tem maior função de sustentação e assim permanecem contraídos o dia todo, com uma força leve. Outros são responsáveis por movimentos, e contraem-se de forma forte e rápida.

Os músculos que ficam imediatamente próximos a coluna vertebral ou do pé e que são responsáveis por manter o corpo ereto, ficam com uma contração (pequena) mantida por longos períodos. Por isso, exercitá-los da forma tradicional e exercer uma força com peso e movimentos rápidos, não é adequado. Exercícios leves e lentos, ou isométricos, vão preparar esse tipo de musculatura de uma forma melhor que exercícios de força.   É melhor realizar mais repetições com pouca carga do que várias repetições com carga alta.

Os músculos que estabilizam articulações como o ombro e quadril estão situados em camadas mais profundas, e para treiná-los exercícios isométricos com pouca carga também são a melhor opção.

Por outro lado, músculos que são usados para locomoção, carregar peso e são usados apenas quando precisa de força, como bíceps do braço e o tríceps da perna (panturrilha), e funcionam de forma mais explosiva, com contração forte e rápida, e se beneficiam de treinos com pesos mais altos.

Não é fácil balancear isso numa sessão de treinamento. Quando se vem de um processo de recuperação funcional, a atenção para a prática de cada movimento, seja com carga leve ou carga mais pesada deve ser uma das preocupações maiores do profissional de educação física. A execução do gesto motor é muito importante porque preserva a naturalidade da função muscular. E respeitar essa função muscular é o ponto de partida para evitar o aparecimento de novas lesões. 


Você não pode perder:

Treinamento Funcional 200 Exercícios - Aprenda Montar Seu Treino
100 planos de aulas + 100 atividades de Educação Física Escolar
Drive Virtual de Educação Física

Tecnologia do Blogger.