Header Ads

Técnica, tática e estratégia no Esporte


http://www.lazeresporte.com.br/images/PortalLazerEsporte/Specific/TSSEFutFutebolCampo_Tatica_4-2-4.gif

Não se pode confundir técnica, tática e estratégia nos esportes. Longe de ter a verdade absoluta em suas mãos, este post oferece uma visão que ajuda a diferenciar os três termos. Note-se que os significados se confundem ainda mais quando tentamos identificá-los em esportes individuais e de montagem, desde quando parece que somos claros em um grupo, as diferenças tornam-se difíceis de encontrar no outro.

Técnica

São procedimentos desenvolvidos na prática geral para responder, mais racional e economicamente viável, para um determinado gestual do esporte. Ele pode ser modificado para corresponder a personalidade do indivíduo (estilo pessoal).

Mesmo que tenha mais importância em uns esportes que em outros, a  sua formação não deve ser negligenciada. O gesto motor dá mais benefícios contra uma determinada situação. Este é o "como" fazer alguma coisa.

Tática

É um comportamento racional, regulado no próprio atleta desempenho eo adversário [...] em um evento individual ou equipe esportiva (Weineck, 1988).

A tática não desempenhar o mesmo papel em todos os esportes. Por causa disso, a sua formação é condicionada pelas necessidades específicas de forma física. Ela está relacionada diretamente com a resolução de problemas num jogo, por exemplo. Neste sentido, é "o que" devemos fazer para chegar a um determinada situação.

Estratégia

Do ponto de vista de formação desportiva, a estratégia é definida como um plano para realizar uma determinada situação. Se tivesse que fazer uma distinção entre tática e estratégia, falaria que o primeiro tinha a ver com a resolução de problemas no campo, enquanto o segundo tem a ver com a resolução de problemas fora dele.

É como se a técnica  e tática que eles foram colocados no jogadores e a estratégia foi colocada no treinador. Por exemplo, quando o treinador faz a troca  de um sistema de ataque ou defesa, está levantando defendendo uma situação estratégica.


Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Atividades para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .

Nenhum comentário