Header Ads

O beneficio da terapia do riso no seu trabalho







Lendo uma reportagem sobre a importância do sorriso no trabalho e apareceu, na busca, um artigo sobre "Rir é o melhor remédio". O sorriso contagia as pessoas, e disto não há dúvidas. Quando sorrimos, no mínimo, alguém nos sorri de volta. E trabalho e mau humor certamente são duas coisas que não combinam.

Diante deste fato, não é de se surpreender que muitas empresas acabem sendo indiretamente prejudicadas quando seus funcionários estão desmotivados, já que neste caso dificilmente irão apresentar o melhor desempenho em suas funções. E é exatamente por isto que as empresas motivam seus funcionários, de forma a garantir a produtividade.

Ferramenta de trabalho

Pare o trabalho agora e caia na gargalhada!! Este é o conselho dos profissionais que buscam penetrar no mercado de trabalho com uma ferramenta que motiva muitos funcionários no trabalho: a terapia do riso.

Investir no bom humor como forma de melhorar o clima no ambiente de trabalho é, sem dúvida alguma, o primeiro passo para se livrar dos mais estressados. O objetivo principal do programa, procurado por grandes empresas, é adquirir o hábito de sorrir sempre, buscando no sorriso a solução para muitos problemas.

Será que qualquer pessoa consegue deixar o mau humor de lado? Não há como negar que, se não for bem administrado, o dia da equipe pode se tornar um verdadeiro inferno. Reuniões, cobranças de clientes, prazos apertados, contas atrasadas, tudo isto é motivo para deixar qualquer pessoa estressada.

Como funciona a terapia do riso

Os mais estressados tem que relaxar, andam em boa companhia e adotar piadas no dia-a-dia como forma de aliviar a tensão do trabalho. Partindo destes princípios básicos, a terapia do riso já pode começar a fazer efeito, por menor que pareça.

O descontrole emocional, por exemplo, que pode surgir após muita pressão no trabalho, é um dos principais sinais do estresse, de forma que a terapia ajuda o participante a controlar o seu estado emocional da velha forma: respirando fundo e contando até dez. Como a terapia geralmente é praticada em grupo, vale levar os hábitos também para fora do ambiente de trabalho.

Muitas pessoas não sabem, mas uma boa gargalhada ativa todos os sistemas e aparelhos do corpo, o que faz com que o profissional se sinta mais aliviado e menos tenso durante o expediente. Nas dinâmicas de grupo vale tudo: dançar, fazer ginástica, massagens etc. É uma sensação relaxante como na ginástica laboral.

O que realmente importa no programa é que todos atinjam o mesmo nível emocional durante a terapia, o que basicamente significa rir da mesma coisa juntos. E para os mais tímidos, vai uma dica: se você não quiser parecer louco, então ria escondido no banheiro. Mas, pelo menos, ria!

Retorno para as empresas

Já dentro do escritório, a grande vantagem está no número reduzido de licenças médicas. Isto porque boa parte das licenças por problemas de saúde está relacionada a fatores depressivos, que podem ser combatidos com o bom humor. O estresse já recebeu o rótulo de doença dos tempos modernos, e não é para menos.

A rotina de hoje e a cobrança do mercado de trabalho são muito mais intensas, e motivos para não rir existem aos montes. A questão é: você tem duas opções, duas formas de encarar tudo isto. Com alegria, convenhamos, é muito melhor.

Para os empresários que não acreditam neste tipo de estratégia, vale lembrar que estudos realizados nos Estados Unidos revelaram que a cada US$ 1 dólar investido em programas de qualidade de vida no cotidiano da empresa, o retorno é de US$ 1,2 a mais na questão da produtividade dos funcionários.

O conselho para as empresas adeptas deste tipo de programa é repetir a dose pelo menos a cada período de seis meses, para que se possa medir o nível de estresse da equipe. Ao que tudo indica, rir ainda é o melhor remédio!

E aí que tal começar a aplicar isso na sua empresa/academia/escola?


Você não pode perder:

Treinamento Funcional 200 Exercícios - Aprenda Montar Seu Treino
100 planos de aulas + 100 atividades de Educação Física Escolar
Drive Virtual de Educação Física

Tecnologia do Blogger.