Header Ads

Atividade Física e o Joelho



Resultado de imagem para joelho atividade fisica 

Diversos estudos têm demonstrado resultados conflitantes sobre os efeitos das atividades físicas na articulação dos joelhos.Afinal de contas, as atividades físicas são benéficas ou maléficas para os joelhos?

Uma recente revisão de estudos divulgada pelo American College of Sports Medicine demonstra fortes evidências de que a atividade física é, de fato, boa para os joelhos.A revisão realizada pela Dra. Donna Urquhart e seus colaboradores avaliou os efeitos da atividade física sobre partes individuais do joelho.

"Vários estudos já examinaram o impacto das atividades físicas sobre os joelhos como um todo, mas nenhum deles analisou os efeitos das atividades físicas sobre partes individuais dos joelhos. A atividade física afeta cada parte do joelho de uma forma diferente, o que ajuda a explicar os resultados conflitantes dos inúmeros estudos sobre o assunto", disse a Dra. Urquhart, médica da Universidade Monash, na Austrália.

Segundo a revisão, que incluiu dados de 28 estudos, com um total 9.737 participantes de todo o mundo, não há uma relação direta entre a atividade física e o desenvolvimento de artrose do joelho, uma doença degenerativa que afeta a cartilagem das articulações.Os estudos avaliaram a progressão para a artrose em indivíduos saudáveis, inclusive utilizando imagens de ressonância magnética dos joelhos.A prática regular de atividades físicas parece conferir um efeito protetor contra a artrose dos joelhos, concluem os autores da revisão.

Fonte: American College of Sports Medicine.


Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Atividades para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .

Nenhum comentário