Header Ads

Handebol de Praia ou Beach Handball

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEimTuePaNTD7IJl-nKc3b5SfzXLIl1fZv9l3kUAbD6XDD6ac_k_f-c6kwt9KRjypadCW9ZYwJibiizDNJtKnuPsIE9vcWqWI3wW0B0_9Y1AG8INC5EH6FWyXJWwOUuj1j0hpCXE-NhyFA/s1600/blog.jpg
 
O handebol pode ser jogado de três maneiras: indoor, o mais praticado no Brasil; outdoor (ou de campo) e o de praia (beach handball). O esporte disputado em uma quadra ou ginásio é o único considerado como modalidade olímpica. No outdoor, praticado em campos ao ar livre, são 11 jogadores de cada lado. Já as equipes do handebol de praia jogam com apenas quatro atletas, entre eles o goleiro.
 
Como estamos no verão e a praia é mesmo um lugar mais frequentado nessa estação do ano, hoje falaremos de um esporte que vem crescendo cada vez ais no Brasil: o Handebol de Praia.  
 
Esse esporte começou a ser praticado nas praias brasileiras como recreação e passou por algumas adaptações do Handebol mais conhecido, o de quadra para chegar no modelo atual, que tem competições internacionais e que tem regras oficializadas pela IHF (Federação Internacional de Handebol).
 
A primeira regra e a mais "diferente" diz respeito ao quique na bola. O drible (quique) é permitido, mesmo que praticamente inviável, por causa do terreno. Porém a frequência será menor, justamente por causa da diferença de terreno.  
 
Dimensões da quadra:
 
O campo é um retângulo de 27mx12m, tendo em cada uma das extremidades do comprimento uma área de 6 m reservada aos goleiros. As traves devem medir 2x3m (altura x largura) e os postes devem ter 8 cm de espessura
 
A bola
 
A bola deve ser de borracha antiderrapante e pesar 350-370 para jogos masculinos, e 280-300 g para jogos femininos. Possui circunferência de 54 a 56 cm.
 
Tipos de Gols:
  • Gol regular (é o gol normal, feito com os pés apoiados na areia ou saltando com a bola): 1 ponto.
  • Gol aéreo: 2 pontos (quando o jogador recebe e arremessa a bola em suspensão (no ar), sem nenhum contato com o solo)
  • Gol especial ou Giro (é o criativo ou espetacular, o giro deve ser de 360°, deve começar com os pés apontados para o gol e deve ser aéreo/em suspensão): 2 pontos.
  • Gol de goleiro (coringa): 2 pontos.
  • Tiro de 6 metros: 2 pontos.
 
Veja algumas diferenças básicas do Handebol de Quadra e de Praia num quadro bacana que encontrei nesse post:


O Brasil é uma potência no handebol de areia ou beach handball acumulando títulos,tanto no feminino quanto no masculino. 
 
Esse esporte tem tudo para crescer cada vez mais no litoral brasileiro e trazer muita diversão para os praticantes. 


Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Atividades para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .

Nenhum comentário