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TRX e seus benefícios







A história do TRX começou com Randy Hetrick, um integrante da marinha americana. Ele serviu durante 13 anos e, por isso, passou muito tempo confinado em armazéns, navios e submarinos, mas não permanecia um período grande no mesmo lugar. Por esta razão, Hetrick e seus companheiros tinham dificuldade para praticar atividades físicas. Foi então que ele teve a ideia de usar tiras de paraquedas, borrachas de barcos e outros materiais que tinha à disposição para criar um aparelho que possibilitasse uma grande gama de exercícios com o objetivo de melhorar o condicionamento físico e a capacidade muscular e que pudesse ser deslocado para qualquer lugar. Assim nasceu o TRX, que proporcionou resultados tão animadores que o mariner pediu baixa da marinha e voltou para os Estados Unidos, onde começou a estudar e aprimorar o acessório, que hoje é composto por tiras de nylon ligadas a um gancho e manoplas, semelhantes àquelas encontradas em aparelhos de musculação.

A capacidade cardiorrespiratória também sai ganhando e os músculos do core, localizados no abdômen, no quadril e na lombar, são especialmente exigidos para equilibrar e estabilizar o corpo. O gasto calórico também é alto - em meia hora ele varia entre 300 e 700 calorias. 

O aparelho pode ser usado por pessoas de todas as idades e com qualquer nível de preparo físico – de iniciantes a atletas de elite -, pois a intensidade do exercício é controlada pelo ângulo de inclinação do corpo. Isso também evita que o praticante acabe usando mais peso do que consegue, correndo o risco de se machucar, o que pode acontecer em um treino de musculação sem os devidos cuidados. Outra vantagem do método é que ele é classificado como um treinamento funcional, o que significa que, ao invés de isolar apenas um músculo, trabalha o corpo como um todo, o tempo todo.

Outro diferencial é que ele possibilita que o praticante mude a angulação das partes do corpo durante os movimentos, como a abertura do braços, o que não é permitido nos exercícios de força feitos nos aparelhos convencionais. Com isso a atividade pode ser realizada de acordo com as necessidades do cotidiano do praticante. Se a pessoa precisa se abaixar constantemente, por exemplo, pode reforçar os músculos exigidos nesse caso, simulando esse movimento durante o treino. 

 Foto: Getty Images

Não é preciso estar matriculado em uma academia para aproveitar todos os benefícios do TRX. Ele pode ser facilmente transportado e exige apenas um pequeno espaço à sua volta para a realização dos movimentos. O aparelho pode ser fixado em vários lugares dentro de casa ou em um parque ou uma praça, por exemplo. Porém, é indicado que a pessoa conheça o método antes de começar a se exercitar, o que pode ser feito em aulas ou com a ajuda de um personal trainer.

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