Header Ads

Circuito de praia virou mania no Rio de Janeiro

Circuito de praia - Pão de Açúcar (Foto: Luiz Cláudio Amaral / Globoesporte.com)

Não é a toa que o treinamento funcional  está tomando conta da paisagem do Rio de Janeiro nas praias. São cones, bambolês, hastes, elásticos e outros objetos espalhados pelas areias, utilizados por pessoas que se movimentam por eles em círculos, ziguezagues ou pulando. Toda essa correria faz parte do circuito de praia, atividade física que virou mania na orla carioca e opção para aqueles que não gostam dos ambientes fechados das academias.

A proposta é dar aos alunos uma atividade diferenciada a cada dia, com muito trabalho aeróbico combinado com exercícios de treinamento funcional e resistência muscular, complementado com a parte de alongamento ao final do treino. A atividade na areia traz o benefício do fortalecimento muscular e articular, além de um gasto calórico maior do que outras atividades. O circuito também ajuda na coordenação, equilíbrio, força e agilidade através de exercícios que são sempre variados de acordo com o plano de aula do dia.

Se for pensar nos benefícios, muita gente preferefazer uma atividade física tendo contato com a areia, sob o sol, vendo céu e o mar do que num ambiente fechado. Sem contar que, geralmente, o exercício é bem puxado e bem assessorado, já que se tem um acompanhamento dos professores mais personalizado.

Apesar de agir em músculos que não são exigidos na movimentação em pisos planos e gerar menos impacto sobre eles, o treino na areia pode provocar lesões, como entorses no tornozelo e joelho, e não deve ser realizado em terrenos inclinados. Sob a supervisão correta, esse exercício também é indicado para os praticantes de corrida de rua e aventura. O circuito, por ser desenvolvido com diversos exercícios, permite o trabalho de musculaturas auxiliares, o que normalmente não acontece para quem corre somente no asfalto ou grama. Há o trabalho de deslocamentos laterais, saltos, ziguezagues, pequenos "sprints" e corridas de costas que promovem um reforço muscular que beneficia o corredor.

Já imaginou ganhar mais preparo físico e refrescar a mente olhando para esse cenário, com o Pão de Açúcar ao fundo?

O verão está chegando e essa atividade, com certeza está em alta!




Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Atividades para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .

Nenhum comentário