Header Ads

Caimbras e Hidroginástica: previna-se e aproveite o exercício

http://i1.redemae.com.br/2013/05/hidroginastica_byCamila_de_Magalhaes_FAC.jpg

Essa sugestão de tema foi dada por uma seguidora do Twitter. Ela propôs e achei interessante falar sobre caimbra/cãibra na Hidroginástica.

A caimbra é uma contração muscular e localizada, involuntária, que geralmente aparece se a pessoa estiver pouca condicionada ou mal alimentada. O espasmo aparece quando os músculos carecem de condições adequadas para realizar um esforço diferente do habitual.

Quando aparece esse esforço diferente do habitual na hidroginástica, há uma tendência que a caimbra apareça no meio de uma aula. Entende-se como hidroginástica sendo um programa de condicionamento, desenvolvido na água, que inclui exercícios do tipo aeróbios e exercícios para o desenvolvimento da resistência muscular localizada, força muscular e flexibilidade. Porém, a caimbra não aparece só no meio de uma aula: ela  também pode ocorrer em um momento de relaxamento, normalmente à noite, após uma intensa atividade física. Confira algumas causas:

- Atividade física vigorosa (durante ou após o esforço)
- Desidratação
- Alterações hidreletrolíticas (perda de cálcio e magnésio)
- Falta de sódio
- Fratura ou stress ósseo (como autoproteção, os músculos ao redor da lesão se contraem involuntariamente)
- Alterações metabólicas (diabetes, hipotireoidismo, anemia, alcoolismo e hipoglicemia)
- Doenças neurológicas com Parkinson, doenças do neurônio motor ou doenças primárias dos músculos (miopatias)
- Insuficiência venosa e varizes nas pernas
- Longos períodos de inatividade
- Deficiência de vitaminas (principalmente B1, B5 e B6)
- Algumas drogas (diuréticos, antihipertensivos, etc)

Há algumas precauções que podem ser tomadas, como a  ingestão de água de coco ou uma banana antes da prática de exercícios, para minimizar deficiências de potássio no organismo. Porém, quando ela se manifesta devido a utilização prolongada de um determinado músculo ou grupo de músculos, o melhor método de se aliviar a contração dolorosa é estender o músculo (geralmente fazendo o movimento contrário do que a cãimbra está puxando).

Um exemplo: se for na panturrilha, apoiar o pé na parede ou ter alguém empurrando os dedos em direção aos joelhos, para tentar alongar o músculo. Massagear ou friccionar firmemente a região algumas vezes também ajuda.

Não é porque a Hidroginástica é considerada uma atividade "leve" que as caimbras são impossíveis de acontecer, até porque é um limite pessoal. Exercite-se com moderação que as caimbras serão evitadas, não só na Hidroginástica como em qualquer outra atividade.


Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Atividades para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .