Header Ads

Desenvolvimento Infantil x Atividade Física da Criança



Existe uma grande preocupação mundial com o aumento da obesidade no mundo. A obesidade é um problema que não afeta somente os adultos, ela é uma doença que preocupa bastante pelo aumento dos seus índices na infância.

A obesidade traz como consequências: aumento da pressão arterial, diabete, dislipidemia (aumento do colesterol) e mais recentemente, aumento dos casos de câncer. Com o aumento exagerado desta doença, existe uma preocupação mundial com a melhora dos hábitos alimentares e também com o incentivo à prática de exercícios. Já é consenso mundial que a prática de exercícios físicos diminui os índices de obesidade, melhora a massa óssea e a força muscular em adultos, além de melhorar a pressão arterial, diabetes, doenças inflamatórias crônicas, cognição, auto-estima e consequentemente melhora psicológica.

Desde 2006 existe uma preocupação em melhorar a prática de exercícios físicos em crianças, mas não se sabia o quanto de exercícios seria recomendado, qual o melhor tipo de exercícios e quais seriam os reais benefícios do exercício físico para as crianças. Hoje em dia já se sabe dos benefícios da prática de exercícios físicos para crianças e também dos benefícios para crianças bastante pequenas (zero a 4 anos de idade).
No Canadá, após avaliação de vários estudos científicos, desenvolveu-se um consenso sobre a prática de atividade física para crianças. Este consenso está de acordo com outros consensos dos Estados Unidos, Reino Unido e Austrália que preconizam as mesmas recomendações.

Por que a atividade física é importante para as crianças?
Porque melhora o desenvolvimento motor; melhora a aquisição de habilidades de motricidade fina; promove o crescimento; constrói ossos e músculos fortes; mantém e desenvolve a flexibilidade; promove a manutenção do peso adequado; melhora o sistema cardio-circulatório; melhora a postura; promove a oportunidade de amizades, e melhora a auto-estima.

Se você é pai ou cuidador de uma criança, você precisa ter consciência de dois ensinamentos importantes para promover a saúde e o bem estar delas: toda a criança necessita de pelo menos 60 minutos de atividade física moderada a intensa todos os dias; criança não deve ficar mais de 2 horas do seu tempo por dia em aparelhos de televisão e ou eletrônicos (computador, jogos, internet) principalmente durante o dia.

Quais as atividades que são recomendadas: as atividades físicas recomendadas devem ser compostas por exercícios de moderada a forte intensidade, aquelas que deixam as crianças "sem fôlego", ditas aeróbicas, tais como: andar de bicicleta, nadar, correr, jogar futebol, basquete, ballet. Certamente estas atividades físicas devem ser realizadas de maneira que as crianças se divirtam com elas.

Como, nós adultos, podemos ajudar: servindo como exemplo, sendo ativos quando estamos com as crianças; incluir atividades físicas em programas familiares; estimular a ida à escola caminhando ou de bicicleta; pensar em uma atividade física quando ouvir: "não tenho nada para fazer, estou entediado"; estar sempre preparado para realizar com a criança uma atividade física, tendo em casa ou no carro bolas, pipas, bicicleta, frisbees (discos de plástico que servem para jogar em rotação); encorajar a criança a trocar TV, computador e jogos eletrônicos por atividades esportivas; negociar tempo de utilização de computadores, TV e eletrônicos; trabalhar junto com a escola no aumento das atividades esportivas para as crianças; quando presentear a criança, comprar brinquedos que estimulem a atividade física como, por exemplo: bicicletas, skates, cordas, pipas, discos de plástico, etc.

Crianças pré-escolares, de zero a 4 anos de idade também devem se exercitar diariamente. O tempo diário recomendado é maior comparado às crianças escolares e aos adultos. O que muda é o tipo de atividade física e a intensidade do exercício que varia conforme a idade da criança. A recomendação atual é de 3 horas durante o dia, em atividades que variam de acordo com sua faixa etária: 1 ano: brincar ou rolar no chão, gatinhar, brincar com bolas ou outros brinquedos que sejam seguros para a idade. Deixar a criança explorar o ambiente e para isso promover um lugar seguro sob supervisão de adultos ou educadores; 1-4 anos: promover atividades que estimulam o movimento como o caminhar, subir escadas, dançar, rastejar; brincar em lugares abertos para que se incentive o caminhar, o correr, subir obstáculos, pular.

Já estão comprovados os benefícios da atividade física para crianças pequenas e é consenso mundial que as crianças mantenham o mínimo necessário para manter a sua saúde. A atividade física para crianças de zero a 4 anos de idade melhoram e mantêm o peso da criança , melhoram as habilidades motoras, melhoram o aprendizado e a atenção, melhoram a pressão arterial e a resistência à insulina, melhoram a composição óssea, além de promoverem a maior disposição e felicidade.

Portanto, a atividade física é importante para lactentes, crianças pré-escolares e escolares e nós cuidadores devemos promover ambientes que permitam que as crianças se exercitem. Crianças não devem ficar paradas por períodos prolongados, a não ser que estejam dormindo. Todos nós precisamos ser mais ativos e dar o exemplo a elas.

* Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) - Conversando com o Pediatra - Depto. Científico do Comportamento e Desenvolvimento


Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Atividades para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .