Header Ads

15 técnicas de condicionamento físico: a busca pelo exercício perfeito


A atividade física evoluiu de um ritual de adoração ao corpo na Grécia Antiga até se transformar em um espaço de interação social fundamental nas academias modernas.

Embora muitas academias tenham começado apenas com equipamentos de musculação, o aumento do público feminino e a adaptação a diferentes públicos deram origem a diversas modalidades aeróbicas, que transformaram o exercício em uma atividade coletiva e lúdica, de fácil inserção na rotina diária.

Listamos aqui 15 práticas que se popularizaram em todo o mundo como estratégias de condicionamento físico, técnicas de sucesso que ajudam milhões de pessoas a perder peso, buscar o equilíbrio entre corpo e mente ou simplesmente melhorar melhorar as condições físicas:

1. Aeróbica

Aeróbicos

Os exercícios aeróbicos foram introduzidos em 1968 por Kenneth H. Cooper, médico da Força Aérea dos Estados Unidos, que criou vários exercícios para fortalecer o coração e os pulmões. No final dos anos de 1980, esses exercícios começaram a ser executados com música, e se popularizaram especialmente entre as mulheres ao desenvolverem habilidades físicas como a flexibilidade, a orientação e o ritmo.

2. Step

Step

O step é uma variação da aeróbica que consiste em subir e descer de uma estrutura de altura variável (step), ao ritmo da música. A invenção do step é atribuída a Gin Miller, uma mulher que transformou os exercícios de sua própria reabilitação muscular em uma atividade aeróbica.

3. Tae bo

Tae Bo

Foto: iSockphoto

O tae bo nasceu em 1989 como uma combinação de boxe e taekwondo, acompanhada de música. Com o tempo, foram incorporados golpes de caratê e o contato corpo a corpo. Seu crescimento ocorreu paralelamente ao de outros esportes de contato, como o Full Contact.

4. Body combat

Body Combat

Devido à grande popularidades das artes marciais (kick boxing, caratê, kung fu, tai chi, full contact e taekwondo), tentou-se vinculá-las à atividade física nas academias. A tendência surgiu em 1999 em alguns centros de condicionamento físico na Nova Zelândia, e fez sucesso sobretudo entre as mulheres, já que envolve movimentos carregados de adrenalina.

5. Hip hop abs

Hip Hop Abs

Foto: iStockphoto

Em 2007, um vídeo que apresentava passos de dança do hip hop na forma de exercícios de condicionamento físico se tornou o mais vendido DVD de fitness dos Estados Unidos. O vídeo apresentava a dança como uma forma divertida de perder peso e melhorar a condição física.

No entanto, em 2001, já existia na Colômbia uma prática esportiva baseada na dança. O coreógrafo e bailarino Alberto Pérez criou a zumba (ou rumba, como hoje é conhecida em algumas academias da América Latina), uma prática que combina ritmos e danças de origem latina com eficientes exercícios aeróbicos. Sua popularidade cresceu tanto que transcendeu as fronteiras do público latino, chegando à Europa e Estados Unidos.

6. Pilates

Pilates

Foto: Brand X pictures

Joseph Hubertus Pilates criou um método denominado "Contrologia", que se popularizou em academias de todo o mundo sob o nome de seu inventor. Pilates criou o método quando se encontrava em um campo de concentração durante a Primeira Guerra Mundial, onde começou a usar camas com um sistema de polias para exercitar os enfermos sem que precisassem se mover. Com o tempo, desenvolveu um sistema complementar com exercícios feitos no solo. Em 1923, ano em que Pilates se estabeleceu nos Estados Unidos, o sistema ganhou força entre coreógrafos e bailarinos lesionados, que precisavam se manter ativos durante sua recuperação.

7. Fit Ball

Fit Ball

Embora a origem das grandes bolas coloridas remonte a 1963, somente em 1989 a terapeuta Joanne Posner as introduziu nos Estados Unidos como um elemento adicional das aulas de ginástica. Sua popularidade começou a crescer em meados da década de 1990, sobretudo nos processos de reabilitação de certas lesões físicas.

8. Body Pump

Body Pump

Foto: iStockphoto

Phillip Mills criou em Auckland, Nova Zelândia, um programa de condicionamento físico que pretendia atrair os homens para as aulas de aeróbica. Desde sua criação, em 1991, a prática consiste em um trabalho aeróbico de grande intensidade, que recorre a exercícios muito eficazes para o desenvolvimento da massa muscular.

9. CrossFit

CrossFit

Foto: Comstock

O Crossfit é um sistema de condicionamento físico em exercícios variáveis e movimentos funcionais, executados com grande intensidade. Sua criação é atribuída a Greg Glassman, ginasta e treinador da Academia de Polícia de Santa Cruz, Califórnia. Até hoje o CrossFit é praticado por equipes de operações táticas, unidades militares e campeões de artes marciais.

10. Power Yoga

Power Yoga

Foto: Digital Vision

O yoga chegou ao mundo ocidental como um método de treinamento físico. O Power Yoga engloba diferentes correntes ou escolas que adaptaram o hatha yoga, um trabalho físico baseado em posturas que buscam o equilíbrio mental e a melhoria da saúde.

11. Slow Gym

Slow Gym

Herdeira do alongamento e do yoga, o Slow Gym é outra modalidade que trabalha tanto o corpo como a mente, trabalhando os grupos musculares em profundidade mediante movimentos lentos.

12. Insanity

Insanity

Insanity é um exercício que busca melhorar o condicionamento físico em 60 dias. Sua criação é atribuída a Shaun Thompson (mais conhecido como Shaun T.), que propõe um trabalho físico intenso, em intervalos de três a quatro minutos, separados por pausas aproximadamente 30 segundos.

Os conceitos básicos dessa prática estão resumidos em 10 DVDs muito populares nos Estados Unidos, em que seu criador demonstra rotinas de exercícios polimétricos que prometem cumprir os resultados no tempo proposto. A prática desse exercício pode queimar até 1.000 calorias por hora, e por isso, é considerado um sistema muito eficaz para a perda de peso.

13. P90X2

P90X2

O P90X2 é um sistema extremo de condicionamento físico idealizado por Tony Horton, que também criou as bases de seu predecessor: o P90X. Esse programa busca o equilíbrio entre força, mobilidade e poder explosivo. Além disso, o trabalho intenso movimenta todo o corpo com o propósito de transformá-lo em apenas 90 dias.

14. Bootcamp

Bootcamp

Este treinamento físico nascido nos campos de treinamento militar tornou-se popular em vários países. Trata-se de um programa que busca tonificar o corpo através de exercícios pré-estabelecidos que combinam diferentes modalidades.

15. TRX

TRX

Randy Hetrick, membro do exército americano, criou este sistema devido à impossibilidade de praticar esportes em lugares como porta-aviões. O TRX utiliza faixas elásticas (que inicialmente provinham de paraquedas) para desenvolver certos exercícios que utilizam o peso corporal e a resistência. Hoje em dia, este sistema é conhecido como treinamento de suspensão, e é muito utilizado por unidades de elite das forças armadas e por esportistas profissionais.

Fonte



Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Atividades para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .