Header Ads

Atenção com os exageros na academia








Fazer exercícios frequentes é altamente recomendável à saúde. Porém, a busca excessiva pelo "corpo perfeito", exagerando na quantidade e nas cargas dos exercícios, pode gerar consequências irreparáveis para o organismo.

Uma das principais doenças que surgem, nesses casos, é a condromalácia patelar, conhecida também como dor fêmuro-patelar. O mal, que acomete, principalmente, mulheres entre 15 e 35 anos, que frequentam diariamente a academia, consiste em uma patologia degenerativa da cartilagem patelar (patela é um dos ossos do joelho). Trata-se de uma espécie de amolecimento dessa cartilagem pelo atrito incorreto contra os côndilos do fêmur (tróclea), que são os "encaixes" desse osso com a articulação do joelho.

Os primeiros sintomas são desconforto e dor ao redor ou atrás da patela. Aqueles "estalos", ou crepitações, que se escutam ao dobrar ou estender os joelhos também são sinais de desgaste na cartilagem. Outros sintomas são: dores na região retropatelar (atrás da patela), especialmente, em subidas ou durante longos percursos de bicicleta, com pedaladas lentas; ao subir e descer escadas; em atividades prolongadas, após ficar muito tempo com os joelhos flexionados e ao agachar-se.

O tratamento deve ser continuado, na maioria dos casos, com remédios e fisioterapia, até que desapareçam todos esses sintomas. As lesões ainda podem ocorrer durante aulas de dança ou exercícios físicos que exijam um esforço acima da média dos músculos localizados nos joelhos.

Você não pode perder:

Treinamento Funcional 200 Exercícios - Aprenda Montar Seu Treino
100 planos de aulas + 100 atividades de Educação Física Escolar
Drive Virtual de Educação Física

Tecnologia do Blogger.