Header Ads

Cuidando do corpo nas férias


Depois de tudo isso, todos nós merecemos um descanso, afinal, ninguém é de ferro. Viajar, conhecer novos lugares ou simplesmente curtir o aconchego do nosso lar, experimentar comidas diferentes ou fazer algumas extravagâncias e comer aquelas comidas deliciosas que evitamos comer o ano inteiro por que engordam, mas vamos esquecer tudo isso, porque, estamos entrando em férias e precisamos relaxar!!!

As férias escolares também estão aí, e as crianças poderão dormir até tarde e ainda ter tempo suficiente para jogar videogame, curtir o MSN e o Orkut, assistir bastante televisão, ir à sorveteria e ao cinema com direito ao balde de pipoca, afinal, passaram de ano com boas notas.

Resumindo, as férias nos permitem algumas semanas de vida desregrada. Mas até onde isso é interessante? Semanas de puro sedentarismo com o complemento de uma péssima alimentação, o conteúdo da dispensa muda completamente, a roupa da academia fica no guarda roupa e no final da história, alguns quilos extras, e aquela luta clássica para entrarmos no ritmo para mais um ano de batalha. Este é o ciclo que se repete ano após ano, todo os benefícios adquiridos ao longo dos 365 dias anteriores, incluindo o condicionamento físico, são perdidos em apenas 1 ou 2 meses de total ausência de atividade física e má alimentação.

O ideal seria que neste período, houvesse a manutenção do condicionamento físico, da composição corporal e da saúde, através da pratica regular de atividade física e de uma boa alimentação. Pensando, agora pelo lado lógico da coisa, essas ações seriam até mais fáceis agora nas férias, afinal, temos maior tempo livre. O dia possui 24 horas, basta 1 hora diária de atividade física leve ou moderada para que exista a manutenção mencionada, e ainda sobrariam 23 horas para o lazer e o descanso!!!

Agindo desta forma, todos começaríamos o ano que vem pela frente com as mesmas condições físicas adquiridas no ano que passou e no final do próximo ano estaríamos num patamar de saúde, estética e condicionamento físico mais elevado e desta forma estaríamos evoluindo ao longo dos anos, ao contrário do que ocorre com a maior parte da sociedade, que ganha peso e perde parte da saúde e da autonomia físico a cada ano que passa.




Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Atividades para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .