Header Ads

Atividade Física para cada fase da vida!


Resultado de imagem para treino idade

Idade para começar a treinar – Crianças (0 – 11 anos)

idade para começar a treinar 

Nessa fase não existe um “treino”, é tudo lúdico, regras simples, movimentos básicos. Essa fase a criança fantasia, não consegue seguir regras e etapas complexas.
Fica claro que a musculação não é uma atividade para criança, mas não porque poderá fazer algum mal para o desenvolvimento dela e sim porque não há maturidade. Ela irá fazer 3 agachamentos, 2 abdominais e ficar entediada querendo correr pela sala.
Mas você pode sim colocar seu filho para treinar algum esporte (futebol, vôlei, basquete, natação, handebol, lutas…), porém a escola/clube não irá se preocupar em rendimento e competição (pelo menos não deve) e sim na formação de habilidades motoras e cognitivas.
A vantagem dos treinos para criança nessa fase é o desenvolvimento de habilidade motoras (coordenação, equilíbrio, manusear, agarrar, tempo reação…) e quanto mais estímulos ela receber melhor será.
Por isso nessa fase não se deve dar tanta importância se o chute está forte ou não, se não arremessa no lugar certo… ela deve praticar e praticar, incentive isso.

Idade para começar treinar – Adolescência (11 – 21 anos)

idade para começar a treinar 

Aqui as habilidades básicas já estão bem formadas, agora é hora de “lapidar” nessa fase os treinos já buscam movimentos mais complexos e com maior perfeição, os jogos possuem regras complexas, o nível de competição é maior.

Nessa fase se pode treinar tudo, inclusive musculação, o grande tabu, ajudará a melhorar a postura muito prejudicada nesse período, ganhar confiança e aumento de massa magra.
Nessa fase é muito importante praticar alguma atividade física, pois nessa fase o corpo sofre várias mudanças e treinar irá trazer mais auto-confiança, coordenação e convívio em grupos.

Dos 20 aos 30 anos

Como o tônus muscular é bom nesta fase, você não precisa gastar muita energia com os exercícios localizados. Portanto, a ordem é dar preferência aos aeróbicos para aumentar a capacidade cardiovascular e torrar o seu estoque de calorias.

· Treino ideal: 70% aeróbico, como corrida e bicicleta, e 30% de musculação.

Dos 30 aos 40 anos

Neste período da vida, o corpo começa a perder massa magra. Se você bobear, a gordurinha localizada toma o lugar dos músculos. Para não correr o risco, é importante caprichar na prática de musculação.

· Treino ideal: 50% aeróbico, como aulas de jump e step, e 50% de musculação. muitos professores indicam séries em circuito, que misturam as duas modalidades numa aula só.

A partir dos 40 anos

A perda de massa magra se intensifica, agravando a flacidez. Evite o problema pegando firme nos exercícios localizados com peso.

· Treino ideal: 30% aeróbico, como esteira e aulas de dança, e 70% de musculação. Para ganhar mais firmeza sem sobrecarregar as articulações, aposte também em programas de pilates e ioga.

Idade para começar a treinar –  (+50 anos)

idade para começar a treinar 

Cada vez tem mais pessoas acima dos 50 anos e, diferente dos nossos avós que tiveram uma vida “mais ativa”, afinal não existia elevadores, escadas rolantes, e-commerces… fazendo com que chegassem aos 50, 60, 70 mais saudáveis.
Porém, hoje vimos o contrário, o sedentarismo é tão grande que cada vez mais jovens aparecem com problemas de terceira idade. Mas nunca é tarde para começar.
Quem começa a treinar nessa idade deve se preocupar em ganhar ou manter a massa muscular, entre os 50 – 60 anos a diminuição de músculo é acentuada e se não for trabalhada, começará a perder movimentos básicos como levantar de uma cadeira ou elevar o braço.

Idades avançadas tem maior risco de problemas cardíacos, diabetes e colesterol e pressão alta, por isso a atenção no treino precisa ser redobrada

Para quem tem mais de 50 anos, musculação é mais do que recomendado! Devia ser obrigatório. Nela podemos trabalhar todas as capacidades dando muita qualidade de vida e maior segurança durante o treino. Eu falo musculação, mas também enquadra Pilates e treinamento funcional.




Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Atividades para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .