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O treino ideal para cada idade






O exercício não está dando resultado? Pode ser que você esteja fazendo a escolha errada
Foto: Getty Images

Para conseguir melhores resultados, o programa de ginástica deve ser planejado de acordo com a sua faixa etária. O professor de musculação Flávio Settani (SP) indica qual é a série ideal para você.

Dos 20 aos 30 anos

Como o tônus muscular é bom nesta fase, você não precisa gastar muita energia com os exercícios localizados. Portanto, a ordem é dar preferência aos aeróbicos para aumentar a capacidade cardiovascular e torrar o seu estoque de calorias.

· Treino ideal: 70% aeróbico, como corrida e bicicleta, e 30% de musculação.

Dos 30 aos 40 anos

Neste período da vida, o corpo começa a perder massa magra. Se você bobear, a gordurinha localizada toma o lugar dos músculos. Para não correr o risco, é importante caprichar na prática de musculação.

· Treino ideal: 50% aeróbico, como aulas de jump e step, e 50% de musculação. muitos professores indicam séries em circuito, que misturam as duas modalidades numa aula só.

A partir dos 40 anos

A perda de massa magra se intensifica, agravando a flacidez. Evite o problema pegando firme nos exercícios localizados com peso.

· Treino ideal: 30% aeróbico, como esteira e aulas de dança, e 70% de musculação. Para ganhar mais firmeza sem sobrecarregar as articulações, aposte também em programas de pilates e ioga.



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