Header Ads

Natação acelera Desenvolvimento Infantil






Resultado de imagem para natacao desenvolvimento infantil 

A prática da natação traz diversos benefícios para todos, inclusive as crianças. Ela contribui significativamente para seu desenvolvimento físico, cognitivo, emocional e social. Além disso, sem qualquer contraindicação, crianças a partir dos seis meses de idade já podem ter o esporte inserido em sua rotina.

São diversos os benefícios que a natação proporciona. Ela fortalece os músculos, trabalha a noção espacial, ajuda a desenvolver diversas habilidades, melhora o apetite e o sono. Veja abaixo, alguns desses benefícios.

Saúde e desenvolvimento físico

A natação estimula o desenvolvimento da coordenação motora da criança como o sincronismo de braços e pernas e respiração. Também, a criança fica com os músculos mais fortes e firmes o que ajuda muito na postura além de a tornar mais resistente a quedas ou choques.

Outro benefício para a saúde são os ganhos para o sistema cardiorrespiratório, pois ela estimula o diafragma, melhorando a respiração, e fortalece os músculos do coração diminuindo as chances de complicações cardíacas futuras. Além do mais, nadar favorece consideravelmente a circulação sanguínea e o sistema imunológico. Por isso, a atividade é indicada até mesmo para crianças com doenças respiratórias como bronquite e asma. Também, a natação ajuda no controle de peso, evitando a obesidade infantil.

Desempenho escolar

Crianças em idade escolar também se beneficiam da natação. Entre as habilidades desenvolvidas estão coordenação motora, agilidade, noção de tempo/espaço, percepção visual e auditiva da criança, o que faz com que a criança tenha mais facilidade em absorver os conteúdos. Além disso, ela se sentirá mais segura e confiante no relacionamento com os colegas.

Melhora na interação social

Por ser um esporte individual, a natação oferece benefícios como construção da personalidade e melhoras na autoestima, autonomia e autoconfiança da criança. No entanto, alguns aspectos sociais também se destacam como liderança, solidariedade, respeito ao próximo, participação, companheirismo e cooperação, além de fazer novas amizades.

Melhoria na rotina

A natação pode ser uma aliada na construção da rotina da criança, por melhorar o sono e apetite. A qualidade do sono pode ser melhorada com atividade físicas, o que é muito importante, já que é enquanto dormem que as crianças crescem e recuperam as energias. Por isso, é importante que os pequenos tenham horários regulares para o sono. Além disso, a atividade provoca um maior gasto calórico o que aumenta o apetite da criança.

Natação e diversão

Crianças gostam de brincar e se divertir, se for apenas uma imposição dos pais ela não vai gostar e acabar parando em algum momento com a atividade. Por isso, é bom que ela tenha sensação de diversão e não de obrigatoriedade. A natação proporciona um momento divertido em que a criança encontrará colegas, será um momento de aprender brincando.

Resultado de imagem para natacao desenvolvimento infantil



A pesquisa

Segundo pesquisadores do Instituto de Pesquisas Educacionais Griffith, na Austrálias, crianças que praticam natação desde pequenas se desenvolvem mais rapidamente do que aquelas que não aprendem a nadar.

O estudo envolveu cerca de 7.000 crianças menores de cinco anos na Austrália, Nova Zelândia e nos Estados Unidos por três anos. Além disso, os pesquisadores escolheram mais 180 crianças de três, quatro e cinco anos, que passaram por testes intensivos.

Os resultados mostraram que as crianças que praticavam natação desde muito pequenas alcançavam várias habilidades mais cedo do que aquelas que não faziam tal atividade. Entre essas habilidades estão as físicas, visuais e motoras.

Os pesquisadores explicam que essas habilidades ajudam as crianças na transição para os contextos de aprendizagem formais, como as escolas. O estudo mostrou, também, que o contexto socioeconômico e o gênero não interferem na conquista das habilidades.

Na fase escolar, crianças que nadavam se saiam melhor em tarefas de matemática, escrita e expressão oral.

O TOP 100 Natação é um guia online e isso significa que você recebe pouco tempo depois de ter comprado e o uso das atividades é quase imediato. 

Esse guia online traz atividades de recreação aquática, ensino dos quatro nados (borboleta, costas, peito e crawl), aulas completas e dicas para variações de exercícios. 

Ele foi criado de uma forma que a adaptação para a idade é possível em quase todas as atividades. Há atividades para iniciação no meio aquático e para cada nado. Além disso, tem atividades de desenvolvimento para esses nados, com educativos específicos.



Você não pode perder:

Entre nos grupos de WHATSAPP
Planos de aulas e atividades para Educação Física Escolar
Treinamento Funcional 200 Exercícios - Aprenda Montar Seu Treino

Tecnologia do Blogger.