Header Ads

Plano de Aula: coordenação para iniciação esportiva infantil







Partindo do principio que os alunos já vivenciaram diferentes modalidades esportivas como: Atletismo, ginástica, futebol, basquetebol entre outros. Começaremos a controlar a coordenação de alguns movimentos vivenciados em aulas passadas.

Turma/Série: 8º e 9º ano do Ensino Fundamental II

Faixa etária: 13 e 14 anos

Período: Manhã

Duração: 35 minutos

Material: corda, cone e arco.

Objetivo da aula:

          Trabalhar o controle motor do aluno, coordenadamente com seus movimentos, usando tarefas onde os mesmos vivenciaram algumas modalidades esportivas.

Objetivo do aluno:

           Com a realização dos movimentos na tentativa de executar os mesmos de maneira coordenada, o aluno passara por uma transformação que ocorrera durante as atividades, tendo condições de reconhecer seu próprio corpo referente ao espaço e maior controle motor nas execuções das tarefas, onde permitira coordenar movimentos de membros superiores e inferiores com maior facilidade.

  • Dividiremos o trabalho em estações, com auxilio de cada professor responsável pela aula. Cada estação terá um tempo entre 1minuto e 1 minuto e 30 segundos. Posteriormente haverá um rodízio depois deste período. Em cada estação terá 2 ou 3 alunos (Conforme a quantidade de alunos disponível).

Parte Inicial:

           O professor fará uma breve explicação sobre cada estação aos alunos. Facilitando a prática que vira posteriormente.

Obs: Mesmo que não seja aplicado na aula em questão, seria importante um aquecimento antes da parte principal  já que as atividades vão exigir esforço dos alunos. Caberia a execução perfeitamente.

Parte Principal:

Estações:

  • 1. Deslocamento lateral, esquerda-direita entre os cones.
  • 2. Deslocamento frente, lateral, costas com elevação dos joelhos entre os cones.
  • 3. Saltitos laterais com pés alinhados e juntos entre os cones.
  • 4. Saltos laterais com um apoio (um só pé) salta para o lado esquerdo e apóia com o pé direito e salta para o lado direito com apoio do pé esquerdo com cordas.
  • 5. Saltos Laterais entre cones. O aluno sentará ao lado do cone (dominante ou não), braços e pernas flexionados, o mesmo devera levantar sem auxilio dos membros superiores e saltara para o outro lado. Com a queda do corpo totalmente estendido sentando ao lado do cone devendo repetir o gesto em todo o percurso.
  • 6. Elevação de joelhos coordenada com elevação dos membros superiores: Lateralmente e de frente para os cones, perna esquerda e elevando o braço direito. Perna direita e elevando o braço esquerdo. Na elevação da perna direita (exemplo) a esquerda devera manter-se em contato com o solo.

Obs :  1 vez com o lado direito e outro com o esquerdo.

  • 7. Lançamento de arcos com membros superiores coordenados fazendo gesto mecânico de extensão e flexão de ombro: o aluno jogara o arco com o braço direito e rebera com o esquerdo. Devera lançar no plano baixo da trajetória e recebê-lo no plano alto da trajetória.
  • 8. Saltos e saltitos sobre os cones com as pernas alinhadas e pés juntos. Saltitos sobre o cone na parte mais baixa e saltos na parte mais lata do cone.
  • 9. Corrida coordenada entre braços e pernas em espaço longo e próximo, frente na ida e costas na volta.
  • 10. Saltar corda (pular corda): abaixar e pegar acorda sentando 1 vez. Abaixar e soltar a corda estendendo todo o corpo. Depois repetir todo o movimento com aumento nos saltos das cordas.

 

  • 11. Competição:

                 Cobrando o que foi executado em aula referindo-se a coordenação dos movimentos, ocorrera a seguinte disputa em uma das estações:

                 Serão formados corredores em forma de estafetas onde cada equipe terá como principal objetivo percorrer o trajeto determinado. Cada integrante passara dentro do arco (seguro pelo professor) e voltara correndo coordenadamente tocando na mão de seu amigo que fará o mesmo. A equipe que conseguir ir e voltar com todos os integrantes primeiro   será considerada a vencedora.

Parte Final:

                Através de uma reflexão os professores conversaram com os alunos a respeito da aula e ressaltaram sobre a importância da execução coordenada dos movimentos para futuras praticas esportivas ao longo da vida.

OBS: Aula pode ser adaptada para escolinhas de esporte.


Você não pode perder:

Treinamento Funcional 200 Exercícios - Aprenda Montar Seu Treino
100 planos de aulas + 100 atividades de Educação Física Escolar
Drive Virtual de Educação Física

Tecnologia do Blogger.