Header Ads

Iniciação esportiva na escola como ponte para formação social do aluno



O objetivo deste estudo é verificar se dentro do trabalho de professores de Educação Física, responsáveis pela iniciação esportiva, ocorre conjuntamente o processo de desenvolvimento dos valores, que contribuem para uma boa formação social do indivíduo em adolescentes do ensino médio de uma escola particular de Curitiba, praticantes de modalidades esportivas variadas dentro da escola. Esta pesquisa caracteriza-se como estudo de caso do tipo descritiva, na qual se busca conhecer e descrever um estado de coisas da forma como ele se apresenta (GIL, 1999). A coleta de dados foi realizada com 37 alunos do ensino médio praticantes de modalidades esportivas variadas e 4 professores de educação física do ensino médio responsáveis pela iniciação esportiva, avaliados por meio de questionário estruturados auto aplicados composto por 9 questões fechadas e dependentes para os alunos e composto de 8 perguntas fechadas para os professores. Conforme a análise dos dados constatou-se que professores de iniciação esportiva buscam trabalhar questões relacionadas a valores sociais em conjunto com a técnica visando contribuir para formação social de seus alunos e que os alunos percebem o desenvolvimento deste trabalho pelo professor, acreditam na sua importância e na sua contribuição para sua formação pessoal. Conclui-se que na iniciação esportiva ocorre uma relação social e assim cabe ao professor se utilizar deste momento para buscar desenvolver juntamente com seus alunos a reflexão da importância de uma formação íntegra do indivíduo para que futuramente possam interferir de forma efetiva em seu meio social contribuindo nas transformações da sociedade como um todo.

Palavras-chave: Iniciação Esportiva. Formação Social. Valores Sociais.

Veja o restante do artigo



Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Atividades para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .