Header Ads

Centro de treinamento em Atletismo em São Caetano do Sul

A cidade de São Caetano do Sul tem o Centro de Treinamento (CT) do Clube de Atletismo BM&FBOVESPA/São Caetano do Sul, mais moderno equipamento esportivo do gênero no Brasil. Localizado na Estrada das Lágrimas, 90, no Bairro São José, o CT inaugurado nesta manhã em cerimônia concorrida vai receber alguns dos maiores nomes do atletismo brasileiro e também abrirá suas portas para jovens esportistas de sancaetanenses.

O prefeito de São Caetano elogiou a parceria da Administração com a BM&FBOVESPA. "O Poder Público não teria condições de construir um Centro de Treinamento como este sem parcerias. Agora São Caetano está inserida na história do esporte olímpico brasileiro", destacou. A Prefeitura de São Caetano criou as condições para a construção do CT com a cessão do espaço, que antes era ocupado pelo Clube Esportivo e Recreativo de Vila São José, pelo prazo de 15 anos.

O chefe do Executivo lembrou que o centro de treinamento não será exclusivo para os atletas de alto rendimento. "A comunidade esportiva sancaetanense compartilhará este espaço não só como um aprendizado pelo contato dos jovens com os atletas de ponta do Brasil, mas também porque o CT estará aberto ao esporte amador". O prefeito também falou sobre o próximo passo da parceria de São Caetano com a BM&FBOVESPA, que será a transformação do espaço em um centro de referência em fisioterapia e tratamento de atletas lesionados – aberto a esportistas de alto rendimento de todo o País.

O diretor-presidente da BM&FBOVESPA, Edemir Pinto, agradeceu aos parceiros que apoiaram a construção do CT, que teve custo de R$ 20 milhões. "Eu tenho muitos agradecimentos a fazer hoje. Em primeiro lugar quero agradecer ao prefeito, que tem sido um grande parceiro e que certamente já colocou seu nome e o nome de São Caetano na história do esporte nacional". O dirigente também elogiou a assessora especial de Coordenação da Ação Social de São Caetano, que prestigiou a inauguração.

Referência – Entre os atletas que participaram da cerimônia de inauguração se destacaram a campeã olímpica e mundial Fabiana Murer, do salto com vara; o maratonista Marilson Gomes dos Santos, duas vezes campeão da maratona de Nova York; e Vanderlei Cordeiro de Lima, patrono do Centro de Treinamento e medalhista de bronze nas Olimpíadas de Atenas, em 2004. Todos foram unânimes ao elogiar o Centro de Treinamento, apontado como um dos mais modernos do mundo. "Este é um centro de primeiro mundo, inédito no Brasil. Além disso, ele é um lugar bonito e gostoso, onde eu tenho certeza que os atletas vão treinar com mais entusiasmo e vontade", afirmou Fabiana, que inaugurou a pista indoor com uma série de saltos.

Para o maratonista Marilson Gomes dos Santos, o Centro de Treinamento de São Caetano não deve nada na comparação com os centros internacionais. "Este é um sonho realizado", garantiu. O patrono do CT, Vanderlei Cordeiro de Lima, se emocionou ao falar sobre a importância do esporte em sua vida e aos 22 anos dedicados ao atletismo. O atleta da equipe de São Caetano protagonizou um dos momentos mais marcantes da história das Olimpíadas ao subir ao pódio em Atenas mesmo depois de ter sido agredido por um espectador da maratona, no momento em que liderava os quilômetros finais da competição. A dignidade do atleta brasileiro, que festejou o bronze mesmo tendo sido prejudicado na luta pelo ouro, lhe valeu o reconhecimento mundial e ainda a Medalha Pierre de Coubertin, maior honraria concedida pelo Comitê Olímpico Internacional a atletas que elevaram o espírito olímpico.

Estrutura – O Centro de Treinamento (CT) do Clube de Atletismo BM&FBOVESPA/São Caetano do Sul está localizado em uma área de 31.112 m². Além da reforma na área externa, com gramado e a pista revitalizados, foi construído um moderno ginásio indoor com 5.535 m² de área construída e pé direito de 10 metros, projetado especialmente para os treinos dos atletas do salto com vara. Ele conta com pista de corrida de 60 metros, áreas de saltos em distância e triplo, área para salto com vara e para arremesso de peso. O piso é macio, adequado para os treinamentos intensivos dos atletas.

A estrutura de apoio conta com setores de fisioterapia, musculação, atendimento médico, administração e depósitos. A sala de fisioterapia, com 200 m², está equipada com os mais modernos equipamentos disponíveis para a prevenção e tratamento de lesões de atletas. A sala de musculação, de mesmo tamanho, também oferece aos esportistas equipamentos avançados – ambas foram montadas de acordo com as especificações sugeridas pelos treinadores da equipe BM&FBOVESPA/São Caetano do Sul.

A Prefeitura de São Caetano realizou intervenções no entorno do Centro de Treinamento, com ações como a reurbanização da praça do local, pavimentação asfáltica e nova iluminação, entre outras.

Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Atividades para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .