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10 atividades que podem bombar a academia no verão






Emagrecer, desenhar curvas, garantir saúde, ganhar disposição e elevar a sua auto-estima para curtir a melhor estação do ano está em suas mãos. Basta optar por uma das novas modalidades que garimpamos nas principais academias do país. Tem aula para todos, desde ginástica olímpica, surf na piscina e dança folclórica, até circuito na água, musculação em grupo e aula para combater dores nas costas e TPM. Gostou? Então mexa-se!

1. circuito aquático
Com uma hora de duração, o Circuito Aquafit, da Academia Kainagua (SP), compreende 15 minutos de bicicleta estacionária, 15 minutos esteira advinhe onde: na piscina! Como se não bastasse, mais: 20 minutos de hidroginástica (trabalhando membros superiores), 5 minutos de abdominais e 5 minutos de alongamento e o relaxamento final.
• Quanto queima por aula: de 600 a 800 calorias.

2. pilates com bola
Em vez de utilizar os aparelhos típicos do pilates, os exercícios são feitos com uma bola enorme. A pessoa aprende a controlar o próprio corpo, melhorando a concentração e o equilíbrio. Além disso, o trabalho com a fitball solicita mais os músculos abdominais e glúteos, tornando a aula mais forte e eficiente. Resultado: corpo enxuto e flexível, barriga chapada, músculos definidos e saúde nota 10.
• Quanto queima por aula: 300 calorias.

3. ginástica olímpica
Essa é a nova modalidade da A!cademia Sport Club (RJ), cuja proposta é incentivar adultos a trabalhar, além dos músculos, habilidades como equilíbrio, flexibilidade, coordenação e agilidade. As aulas são realizadas em grupo com colchonetes e equipamentos como trave, barras paralelas, cavalo, cama elástica e uma pista para acrobacias.
• Quanto queima por aula: 400 calorias.

4. stretch, ab e functional flash
A Rede Cia. Atlética desenvolveu três aulas rápidas, que duram 15 minutos cada e são feitas na sala de musculação. A Stretch Flash alonga o corpo da cabeça aos pés. O Ab Flash promete um abdômen sarado com exercícios de poucas repetições. No Functional Flash o objetivo é ensinar a postura correta para atividades corriqueiras como subir uma escada ou até abaixar-se para pegar um objeto. E assim, ensinar o aluno a manter a postura correta o tempo todo.
• Quanto queima por aula: 150 calorias.

5. low back training
O alvo desta aula é acabar com as dores nas costas. Por isso, os exercícios são direcionados ao centro de força do corpo, chamado de Power House. "Focamos o fortalecimento do abdômen para aliviar as tensões da coluna lombar, protegendo-a e prevenindo dores", esclarece a professora Márcia Martinelli, da Academia Estação do Corpo (RJ).
• Quanto queima por aula: 200 calorias.

6. corrida na esteira
A Competition (SP) e A!cademia Sport Club Barra (RJ) oferecem aulas em grupo de corrida na esteira. Na primeira, o aluno é supervisionado para aprender a correr de maneira correta e, assim, aumentar seu rendimento. Na Academia, existe um programa de caminhada ou corrida para cada dia da semana: morro (subida e recuperação no plano), contínuo (aula mais leve), cross trainer (inclinação e velocidade), intervalado (treinamento forte e fraco) e fartleck (variação de velocidade sem sair do plano).
• Quanto queima por aula: 500 calorias.

7. tpm
A aula da Forma Feminina (DF), exclusiva para mulheres, promete combater os sintomas da Tensão Pré-Menstrual com um circuito dividido em três etapas. Na primeira, a aluna intercala musculação com esteira e bicicleta ergométrica. Na segunda, libera o estresse mesclando kickboxe, ball pilates e exercícios de respiração. A aula termina com uma sessão de quick massage.
•Quanto queima por aula: 400 calorias.

8. circuito indoor
O Nautilus Express Way, da Academia By Fit Club (RJ), é um programa para quem não curte musculação nem gosta de malhar sozinho. Trata-se de um circuito em grupo que dura 25 minutos e compreende exercícios em dez aparelhos.
Quanto queima por aula: o resultado é avaliado a cada seis meses com ganho de massa muscular e redução do percentual de gordura corporal.

9. surf
Aprender a surfar numa piscina? Essa é a aposta da Academia Aquasport (SP). Individual ou em grupo, a aula utiliza prancha de surf, estrepes (que são cordinhas) e roll board (espécie de prancha de skate colocada em cima de um rolo para treinar equilíbrio no solo). Dá para aprender a remar, sentar e até ficar em pé em cima da prancha na própria piscina.
• Quanto queima por aula: de 300 a 400 calorias.

10. corrida de aventura
A aula da Triathon Academia (SP) promove preparo físico para os adeptos da corrida de aventura, que tem como objetivo cumprir no menor tempo possível tarefas radicais. Entre elas marcam presença o rappel, trecking, rafting e mountain bike. "Num circuito que dura uma hora, os alunos vão ter que pisar fundo para conseguir correr, subir escadas, pular, nadar, remar e pedalar", explica a Professora de Educação Física e coordenadora Silvana Pessoa.
• Quanto queima por aula: 500 calorias.

11. ritmos folclóricos
A modalidade da A!cademia Sports Club (RJ) promete uma seqüência incrementada com os passos das danças típicas brasileiras, para você perder calorias com prazer e emoção. As danças são: baião, ylê-aiê, samba de roda, de pé, xote, brega malandragem, miudinho e até o boi bumbá. Os passos podem ser ensinados em dupla ou individualmente.
• Quanto queima por aula: 400 calorias.

12. jump pow
A primeira metade do treino acontece numa cama elástica onde o aluno aprende a dar vários tipos de pulos. Depois, em pé no solo, libera o estresse dando socos e pontapés no ar, seguindo os princípios do Pow, luta que alia fundamentos básicos de taekwondo e boxe. Os jumps (pulos) e pows (socos) garantem corpo enxuto e durinho.
• Quanto queima por aula: 400 calorias.

13. bike balada
Para o aluno sentir-se pedalando numa balada, a sala de aula da Reebok Sports Club é iluminada apenas com luzes estroboscóbicas (piscantes), negras e coloridas. O passeio de bicicleta também é embalado, acredite, por um DJ que faz o remix das músicas ali, na hora e por um telão com reprodução de imagens de noites alucinantes, vividas em discotecas...
• Quanto queima por aula: 600 calorias.

14. corda
Pular corda fortalece os músculos das pernas, glúteos e abdômen e traz inúmeros benefícios à saúde por ser uma atividade aeróbica. Durante a aula são executadas inúmeras variações de saltos, como pular com uma perna só, com o joelho elevado, com os dois pés, com as pernas ou braços cruzados.
• Quanto queima por aula: 400 calorias.

15. kenjutsu
A aula da Competition (SP) promete um duelo empolgante, mas não visa cumprir regulamentos nem exigências técnicas da luta. Ensina centenas de golpes e quase 60 posturas desta arte marcial que mexe com todos os músculos do corpo. Para garantir a segurança, os praticantes usam uma armadura de proteção (bogu) e espadas de bambu (shinai).
• Quanto queima por aula: 500 calorias.


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