Header Ads

Personal trainer e suas possibilidades de atuação



Atualmente, na área de saúde e aptidão física, tornou-se fundamental a realização de exercícios que promovam a melhoria do condicionamento físico e da qualidade de vida, sem que ocorra comprometimento de estruturas musculares e articulares.

E qual será o planejamento adequado do treinamento que permite conciliar a segurança no alcance dos objetivos e um menor intervalo de tempo?

A resposta desse questionamento dependerá da qualidade e da competência do seu treinador. Sendo ele personalizado, as chances de cumprimento das metas serão maiores, no sentido de respeito à sua condição fisiológica e ao seu estado emocional, que se alteram em vários momentos da vida.

Outro ponto importantíssimo que ocorre nessa relação personalizada de professor-aluno é a motivação durante o treinamento, que representa uma parcela muito satisfatória na continuidade, progressão e evolução dos objetivos pré-estabelecidos. Assim, existe grande possibilidade de se obter todos os benefícios gerados pelo exercício físico bem orientado.

Portanto, o personal traineré um dos mais importantes profissionais da área de saúde e educação física no século XXI, pois nessa era competitiva as pessoas buscam resultados rápidos e com alta qualidade. Não podemos esquecer que a cada dia crescem os números de obesos e de doenças causadas pelo sedentarismo e dietas hipercalóricas inadequadas.

Engana-se quem acredita que o profissional personal trainer só atue em academias, onde a principal busca dos alunos é pela melhoria estética através de exercícios físicos que promovam o emagrecimento. Existe outro tipo de público que está emergindo e procurando esse tipo de serviço, tais como hipertensos, diabéticos, idosos, gestantes, pacientes nos tratamentos de câncer e pós-cirurgicos. O local de atuação pode ser em ambientes abertos que possibilitem o contato direto com a natureza ou até na própria residência do aluno.

O profissional de educação física que atua como personal trainer deve ter um amplo conhecimento nas áreas de anatomia, biomecânica, cinesiologia, fisiologia e afins, bem como possuir uma postura ética que proporcione ótimas relações interpessoais com seus alunos, promovendo o diálogo qualitativo e capaz de formar novas e duradouras amizades.



Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Atividades para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .