Header Ads

Resumão sobre Spinning

O Spinning, também chamado de Ciclismo Indoor, surgiu no final dos anos 80 nos EUA como forma de variar a forma convencional do pedalar numa bicicleta estacionária, assumindo com maior eficiência as alterações das componentes essenciais de uma actividade física que seriam: a frequência cardíaca (FC), velocidade, intensidade, tempo e motivação.

O Spinning é uma aula de ciclismo feita em grupo, praticada inteiramente com a ajuda de uma bicicleta ergonómica desenhada especialmente para a modalidade que lhe permite facilmente ajustar a resistência da bicicleta ao seu próprio nível de treino. Ao praticá-lo você naturalmente entra num programa individualizado, obtendo um alto gasto calórico (emagrece com eficiência), fortalecendo a musculatura dos membros inferiores e ganhar uma óptima melhoria de VO2 máx (condução cardiorespiratório) que pode prepará-lo também para outras actividades.

Os exercícios simulam vários tipos de percursos de bicicleta, como subida e descida de montanha e pedaladas em terreno plano e em paisagens diversas (depende da criatividade do professor). Na bicicleta existe um nivelador de carga, como se fosse uma bicicleta de corrida comum, onde cada pessoa controla o ritmo de acordo com a sua resistência.

O Spinning (vem do inglês, acto de girar ou pedalar) é um método de treino intervalado, onde o objectivo principal é melhorar a condição cardiovascular, através do controlo da FC, seguido pela redução da percentagem de gordura através da redução de aproximadamente 400-600 calorias, variando de acordo com o indivíduo.

Mesmo sendo o Spinning uma actividade intensa e de alto gasto calórico, é considerada segura, desde que o indivíduo respeite as normas de segurança, durante as aulas. Para que isso ocorra é necessário que o indivíduo saiba os seus limites máximos e mínimos da FC de treino, através do teste de esforço na Avaliação Física.
Durante as aulas deve-se observar a sua Zona Alvo de Treino individual, Tabela Subjectiva de Esforço e o professor deve estar atento às expressões faciais do aluno, ele deve parecer cansado e não a morrer. Caso o aluno apresente o rosto pálido, lábios esbranquiçados, aparência de extremo cansaço, descoordenação nas pedaladas, deve ser alertado pelo professor para diminuir a sua intensidade de esforço. Além disso, o indivíduo deve apresentar boas condições articulares e musculares numa Avaliação Fisioterapeuta.

As aulas têm duração de 40-60 minutos, onde são simuladas manobras próprias do ciclismo com rectas, subidas, descidas, variações de terreno, jump, running e mix. Ao som de músicas seleccionadas e apropriadas, o professor conduz a aula, procurando a melhor performance do aluno. À medida que vão pedalando, os praticantes são inspirados a fazer coreografias com os braços ao ritmo da música, ou até mesmo criar por si mesmos.

Gasto Calórico Durante a Aula

Aproximadamente, são gastas 475 calorias por aula de spinning de 40 minutos de duração . Este valor foi determinado numa pesquisa feita com 6 indivíduos com diferentes capacidades de VO2 max, ou seja, vários níveis de condição física . E foi notado, que à medida que o VO2 max subia, o gasto calórico também subia durante as aulas.

Lesões mais Comuns no Spinning

As lesões mais encontradas nos praticantes de spinning, são resultantes da má preparação da bicicleta pelos alunos para a aula ou de movimentos errados durante a mesma.

Qualquer pessoa pode participar numa aula de Spinning desde que esteja bem de saúde, não tenha problemas ortopédicos ou posturais (as contra-indicações são, especificamente, para quem sofre de problemas de joelho e região lombar. Estes problemas podem ser agravados se houver uma pré-disposição do aluno para tais problemas, assim como o mau uso das normas de segurança e da bicicleta.). Sendo obrigatório estar actualizado com os seus testes ergonómicos (procure o seu cardiologista, para um atestado, se necessário).

 Ajustar a Bicicleta

Antes da aula, é necessário alguns ajustes na bicicleta em que vamos treinar. A altura do selim ideal é a que permite uma flexão de joelho de 25 a 30 graus quando o pedal está no nível mais baixo. Basta ficar em pé ao lado da bicicleta. A cabeça do fêmur deverá ficar à altura do selim. O ajuste horizontal é feito medindo um antebraço do selim para o guiador. Se o selim for muito alto vai forçar a coluna, se estiver muito baixo os joelhos sofrerão.

Os pedais têm boa segurança para possibilitar o movimento nos 360º em equilíbrio, a solicitação dos músculos agonistas e antagonistas proporcionam um treino muscular harmónico. O aluno ao sentar na bicicleta deve observar, se os pés estão bem fixos e se o início do dedo do pé está sobre o eixo do pedal. Pedalar com a ponta dos pés sobrecarrega os gémeos (músculos gastrocnêmios) e se o eixo do pedal estiver no meio dos pés a sobrecarga será nos músculos da frente da perna (tibiais anteriores).

O guiador, deve ser regulado na mesma altura do selim permitindo conforto ao tronco e membros superiores nas diversas manobras da aula, se ficar muito baixo, pode sobrecarregar a coluna.

Musculatura Utilizada

Os músculos mais exigidos durante o Spinning são os membros inferiores. Entre eles estão os gastrocnêmios, Ísquiotibiais (posteriores de coxa), Vastos Laterais, Rectos Femurais e Glúteos máximos. Os praticantes também fortalecem muito a musculatura da região lombar e abdómen com diversas manobras de sentar e ficar em pé no banco da bicicleta.



Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Atividades para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .