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Modalidades mais procuradas por homens e mulheres nas academias






Selecionamos aqui as modalidades que mais estão fazendo sucesso nas academias e explicamos o que cada uma delas faz pela sua saúde, bem estar e auto-estima. Confira.

Mulheres
A mulherada é que mais corre para as academias quando as temperaturas começam a se elevar. Os exercícios mais buscados por elas são os aeróbicos.

Os campeões das academias:

Power jump – A modalidade proporciona condicionamento físico, alto gasto calórico e melhora da postura utilizando um mini-trampolim. Cerca de 60 minutos de diversão gastam em torno de 700 calorias, além de tonificar os membros inferiores e melhorar a contração abdominal, as habilidades motoras e a condição cardiovascular.  As músicas são explosivas e as coreografias simples de serem desenvolvidas.

RPM – Também chamada de bike in door, a modalidade mistura música e trajetos imaginários em cima de uma bicicleta ergométrica. O professor motiva o grupo e conduz os alunos a subidas lentas, pequenos tiros e giros de recuperação. O exercício gasta em torno de 700 calorias em 45 minutos. Porém, o emagrecimento não é a única vantagem deste exercício, a pedalada também rende maior disposição física, ganho considerável na força e é um ótimo exercício cardiovascular.

Boxe feminino – Nesta aula só entram mulheres. Os professores preocupam-se muito mais em ensinar a técnica e colocar a mulherada em forma, do que com o contato físico – que muitas vezes pode machucar. As mulheres estão aderindo ao boxe graças à grande perda de calorias que a luta proporciona. Só no aquecimento - que envolve pular corda, corrida, abdominais e flexões, a perda de calorias é gigantesca. Uma hora de treino queima cerca de 500 calorias, além de tonificar músculos e ajudar na flexibilidade e nos reflexos.

Homens
Homens não costumam entrar nas modinhas e nem variar muito as modalidades na academia. Eles quase sempre têm preferência pela musculação. Eles também frequentam aulas de lutas, onde os homens predominam.

Os campeões das academias:

Boxe – Diferente da aula das mulheres, os homens preferem aprender a lutar de verdade. Mas os benefícios são os mesmos do boxe feminino. O aquecimento também é o momento mais puxado da aula, o que ajuda a fazer sumir as indesejáveis gordurinhas. É bom lembrar que a luta não é sinônimo de violência, um bom professor vai saber ensinar a técnina e conduzir a aula sem que ninguém se mechuque com gravidade.

Taekwondo – A arte marcial é de origem coreana, mas já ganhou adeptos pelo mundo inteiro. Em coreano, o significado do nome da luta quer dizer: caminho dos pés e das mãos através da mente. Como em outras artes marciais, o treinamento não é apenas físico, mas também mental. O taekwondo, além de desenvolver a concentração e disciplina, é um grande aliado da força, velocidade, equilíbrio, flexibilidade e resistência. O que a difere de outras lutas são, principalmente, os chutes.

Muay Thai – Também conhecido como Boxe Tailandês, a luta ajuda na auto defesa, flexibilidade, agilidade e auto-confiança. A arte utiliza socos, chutes, cotoveladas e joelhadas e é considerada a luta mais completa do mundo. 

Terceira idade
As pessoas mais velhas não buscam tanto a perfeição da aparência física, mas sim qualidade de vida. Os idosos, muitas vezes, não podem fazer esforços excessivos, mas ficar parado é ainda pior. O ideal, segundo Nilo, é que a terceira idade exercite-se para não deixar de fazer suas tarefas diárias com facilidade. "Depois de uma certa idade até levantar da cama fica difícil", exemplifica. Por isso a atividade física é tão importante para que os idosos continuem ativos e de bem com a vida.

Os campeões das academias:

Pilates - O método Pilates foi desenvolvido pelo alemão Jopeph Pilates, no início da década de 1920, e tem como base o controle consciente de todos os movimentos musculares do corpo. O foco da modalidade é a promoção da saúde como um todo, com exercícios que trazem melhora da postura e, inclusive, alívio de dores na coluna pelo fortalecimento abdominal, com consideráveis ganhos na qualidade de vida do praticante. Além disso, quem pratica fortalece os músculos fracos, alonga os que estão encurtados e aumenta a mobilidade das articulações.

Ritmos – São aulas de dança que envolvem pouca técnica, ninguém vai sair dançarino de uma aula de ritmos. A finalidade do exercício é se movimentar e divertir com passos de dança que podem ser acompanhados por todos na aula. Geralmente, o professor faz a coreografia e os alunos imitam.

Treinamento funcional – Este exercício representa uma volta à utilização dos padrões fundamentais do movimento humano (como empurrar, puxar, agachar, girar, lançar, dentre outros) e é ideal para os idosos que estão sentindo dificuldades de locomoção no cotidiano.


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