Header Ads

Respiração correta aumenta a performance da corrida









https://do1pouckcwxot.cloudfront.net/brasil/uploads/2013/09/id2_n_c1c95a7cfd1b5198d42709bcaa1b562a.jpg

A prática da corrida exige do organismo muita energia. Com isso, a respiração torna-se fundamental para a boa performance do movimento. Pois a entrada de ar no organismo faz com que os alimentos se transformem em energia.

A respiração é uma função autonômica, sem absoluta necessidade de controle voluntário. Ou seja, nós não conseguimos controlar a respiração de forma mais eficiente do que é ajustada involuntariamente.

Siga nosso twitter
 
Para que a respiração contribua para um bom desempenho na corrida, especialistas dão dicas de como usufruir melhor do oxigênio.

Veja quais são:

- Respiração correta faz com que o ar entre pelo diafragma, que é o principal músculo respiratório. Quando ele se contrai, as nossas vísceras são forçadas para baixo, abrindo espaço para os pulmões se expandirem.

- Numa corrida de longa distância, a respiração deve permanecer num ritmo constante durante boa parte do exercício.

- Durante a corrida, permita que o ar entre pelo nariz e, se for o caso, saia pela boca. O importante é o corpo encontrar seu próprio ritmo de forma natural.

Quando a atividade é muito intensa, o nariz não consegue absorver a quantidade de ar necessária, e de maneira involuntária passamos a inspirar também pela boca. Se tiver com dificuldade, diminua o ritmo


Publicado em 16/05/12 e revisado em 28/06/17

Você não pode perder:

Treinamento Funcional 200 Exercícios - Aprenda Montar Seu Treino
100 planos de aulas + 100 atividades de Educação Física Escolar
Drive Virtual de Educação Física

Tecnologia do Blogger.