Header Ads

Saiba tudo sobre lateralidade

O termo Lateralidade significa que o ser humano tem mais facilidade em utilizar um lado do corpo mais do que utiliza o outro lado, sendo em três níveis: mão, olho e pé. O ser humano tem um domínio maior em um dos lados. Este lado é chamado lado dominante, possui mais força muscular, mais precisão e mais rapidez. O lado não dominante é igualmente importante, porém apenas auxilia o trabalho do lado dominante. Os dois lados se complementam.

No que diz respeito ao nível da mão ou membros superiores podemos observar a dominância citando alguns exemplos: no vôlei enquanto uma mão segura a bola a outra mão bate na bola para sacar, ao fazer contas numa calculadora uma mão vai apenas auxiliar a outra que digita os números.

A dominância ao nível de olho observa-se quando pedimos para que alguém olhe pelo buraco da fechadura da porta, quando observamos através de um microscópio onde somente pode-se ver com um olho, quando miramos em algo.

A dominância ao nível de pé ou membros inferiores se percebe no momento em que uma pessoa chuta a bola: a perna não dominante dá apoio, sustenta a outra que chuta com força, quando pedimos para alguém pular de um pé só, sendo que ela não seja forçada a pular com uma ou outra perna.

Os dentistas afirmam também, que além desses três níveis, pode-se observar a lateralidade através de seus dentes. Segundo eles, o lado dominante fica mais gasto, mas nós, leigos no assunto, dificilmente podemos notar tal diferença.

Se a dominância em ambos os níveis for do lado direito, diremos que a pessoa é destra homogênea, se for do lado esquerdo é canhota ou sinistra homogênea. Se conseguir fazer os mesmos movimentos com facilidade tanto com o lado direito quanto com o esquerdo, é chamada de ambidestra.

Existe também a lateralidade cruzada. Isso ocorre quando a pessoa utiliza, por exemplo, utilizar a mão direita, o olho e o pé esquerdo ou qualquer outra combinação, podendo ter destralidade contrariada (um destro usando a mão esquerda) e sinistralidade contrariada (um sinistro usando a mão direita).

Os motivos que ocasionam um desvio da lateralidade são muitos: um acidente que provoque perda da mão ou paralisia. Se essa perda for do lado dominante, ela passa a usar o outro lado, sendo assim, a lateralidade leva o nome de falsa sinistralidade ou falsa destralidade, dependendo de qual mão ela utilizava.

Pode ser que a mudança de domínio manual se de pelo motivo de identificação com alguém, imposição dos pais e/ou professores ou por motivo afetivo a alguém, entre outros fatores.


Hipóteses Sobre A Prevalência Manual  

Visão Histórica: 

A prevalência da maioria das pessoas pelo lado direito deu-se a partir do momento em que os camponeses tiveram que se adaptar as ferramentas que já não eram mais feitas por eles, mas sim por determinadas pessoas.

Outro fato que determinou a maior destralidade foram as técnicas guerreiras, as quais ensinavam os homens a pegar a espada ou a lança com a mão direita, enquanto a mão esquerda protegia o coração com o escudo.

A Igreja também dizia que o lado direito representava a verdade, a bondade enquanto o lado esquerdo era considerado como anormal, terrível; sentido este que ainda é empregado em certas ocasiões.  

Hereditariedade: 

Esta hipótese diz que a preferência lateral é oriunda da transmissão hereditária. Essa hipótese não é muito aceita, pois pesquisas comprovam a presença de canhotos também em famílias completamente destras.

Este tipo de transmissão ainda é desconhecido, mas não pode ser descartado e nem se deve elevar este fato como principal determinante para a análise da lateralidade.  

Hipótese Da Dominância Cerebral: 

Esta hipótese diz que um dos lados do cérebro tem maior influência no controle e coordenação das atividades do que o outro, sendo que o cérebro funciona de forma cruzada. Isto significa que as pessoas que são destras o lado esquerdo do cérebro tem maior predominância e comanda as ações e vice-versa.

Influência Do Meio Psico-social-afetivo E Educacional:

Para esta teoria, a preferência por uma determinada lateralidade se dá através do aprendizado. Segundo a hipótese o meio tem grande influência, pois observamos ao nosso redor pessoas que trabalham com determinado lado e tentamos imita-la, ou isso nos é imposto pelos nossos pais e professores ou até mesmo por influência afetiva.

Mas é necessário que todas essas teorias sejam analisadas em um conjunto para poder tirar conclusões sobre o fenômeno da lateralidade.  


Evolução e Desenvolvimento Da Lateralidade

No início da vida quase não há prevalência: pega os objetos com as duas mãos, de forma proporcional para os dois lados.

A partir do segundo mês a criança acrescenta ações mais unilaterais, dependendo do tipo de movimento a ser realizado, estímulo, intensidade de movimento, local de atuação e condições do músculo tônus, que auxilia a manter a posição ereta do corpo.

Entre o quarto e o sétimo mês a criança não consegue segurar dois objetos ao mesmo tempo, um em cada mão; quando vê algo novo, larga o que tinha em suas mãos. Só no final deste estágio é que ele poderá executar a preensão de um outro objeto, sem largar o que já possuía.

Vale dizer que se colocarmos os objetos mais perto da mão direita, por exemplo, esta mão chegará antes e a repetição disso fará com que ela se aperfeiçoe nesta mão.

Com vinte e oito semanas, a criança pode segurar em uma das mãos um objeto enquanto abre a outra mão para segurar um outro.

Até um ano de idade não se verifica nenhuma preferência pelo uso de uma ou outra mão. A partir de um ano de idade uma mão se torna mais hábil, apresenta mais facilidade e começa a dominar mais. A lateralidade começa a se evidenciar neste período, mas só se pode falar em predominância entre os cinco e sete anos de idade.

A lateralidade deve surgir naturalmente e não deve ser imposta por outras pessoas. A criança precisa experienciar os dois lados sem ninguém interferir, os pais não devem direcioná-la. Não entregar objetos diretamente em suas mãos, e sim na frente dela para que ela pegue com a mão que desejar.

Segundo alguns autores, e temos que concordar por um lado, o meio ambiente foi feito pelo e para o destro, desde tesouras, algumas carteiras em sala de aula, até a escrita. Ela é realizada da esquerda para a direita e de cima para baixo e isto favorece o destro.

O canhoto apresenta duas espécies de dificuldades: as motrizes, pois ele inclina a sua mão para escrever; e as visuais, pois ele esconde com sua própria mão o que acabou de escrever, e se usar a caneta-tinteiro ele borra tudo à medida que escreve.

Com o tempo a sua postura pode ficar prejudicada, pois ele pende a cabeça ou deita sobre a carteira para conseguir ler o que escreveu, deve aprender virar a folha sem que prejudique a rotação de seu punho, já que isto pode lhe causar dores nos braços, cansaço, má postura, podendo desestimulá-lo para a escrita.

Existem também as dificuldades afetivas, pois o canhoto pode se sentir diferente dos demais. Eles também podem querer imitar uma pessoa que possui destralidade e com quem se identificam muito.

A pressão dos pais e professores é muito grande para a destralidade, pois os mesmos forçam as crianças para que aprendam a escrever com a mão direita. OS pais ensinam a trabalhar com a mão direita, reprimindo a iniciativa de querer utilizar a outra mão.

Na escola também há repreensão por parte dos professores, houve um tempo que a mão esquerda era amarrada atrás da carteira pelo professor, fazendo com que ela só escrevesse com a mão direita.

Na realidade o canhoto homogêneo tem as mesmas possibilidades que o destro homogêneo, basta que organize a si e a sua escrita de forma correta.

Algumas atividades como dança e a Educação Física tem incentivado muito o domínio dos dois lados, a ambidestria. Mas para Brandão, isto não é bom: "a criança para realizar atividades com rapidez é necessário que ela tenha uma especialização na mão esquerda ou direita, isto é, que ela tenha desenvolvido definitivamente a sua lateralidade".


Perturbações da Lateralização

Alguns efeitos negativos podem ser causados quando uma pessoa possui lateralidade cruzada ou má lateralizada:

  • Dificuldade em aprender a direção gráfica;
  • Dificuldade em aprender conceitos de direita e esquerda;
  • Comprometimento na leitura e na escrita;
  • Má postura, o que pode causar um desestímulo decorrente do esforço que necessita fazer para escrever;
  • Dificuldade de coordenação fina, ou seja, os movimentos dos pequenos músculos;
  • Dificuldade de discriminação visual, apresentando confusão nas letras de direções diferentes como d, b, p, q.
  • Perturbações afetivas que podem ocasionar reações de insucessos;
  • Aparecimento de maior número de sincinesias;
  • Dificuldade de estruturação espacial já que esta faz parte integrante da lateralização. 


Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Atividades para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .