Header Ads

5 benefícios de se ter um Personal Trainer

Nos dias que correm debatemo-nos diariamente com alguns problemas de foro sócio-económico, como por exemplo, o aumento da longevidade, o aumento de doenças não transmissíveis (cardio-respiratórias, diabetes, obesidade, etc.). Estes problemas levam sempre á diminuição da qualidade de vida.
No entanto, podemos sempre combater esta tendência, adoptando hábitos de vida saudáveis, como (re)equilibrando a alimentação, fazendo exercício físico e aproveitar momentos de ócio e descanso.

    Fácil será cuidarmos da alimentação, aumento o aporte de vitaminas existentes nas verduras e legumes, diminuindo o número de gorduras evitando os fritos e comidas pré-confeccionadas por exemplo.
Podemos também marcar aquelas férias em família, ou então de vez em quando tirar um fim-de-semana prolongado, afastando-se dos problemas do trabalho.
Já quando toca ao exercício físico, a grande maioria da população hesita. E a maioria mesmo, pois estima-se que o número de praticantes não chega sequer aos 20% no nosso país, incluindo neste número já os atletas federados. Se cortarmos essa fatia, certamente descerá para volta dos 7 ou 8% da populaçao activa.
Isto não advém só pelo facto da inexistência de tempo, ou do factor "esforço", mas principalmente porque as pessoas têm medo de treinar sozinhas, e não saberem o que é melhor para elas, e de não terem quem as oriente. Por isso, o PERSONAL TRAINING (PT) é fundamental nos dias que correm.

    O Personal Trainer é um profissional com formação específica na área da Educação Física ou do Exercício e Saúde cujo objectivo é elaborar um plano de treino (cardio-fitness, musculação, flexibilidade, etc.) apropriado para cada pessoa em particular e de acordo com suas necessidades e interesses.

    O Personal Trainer é um profissional constantemente actualizado que acompanha passo a passo o seu cliente, planificando o seu treino de um modo pessoal e individualizado, recorrendo a metodologias inovadoras na área da Condição Física e Saúde.

    Por estas características, independentemente do seu objectivo (emagrecimento, aumento da massa muscular, melhoria da condição física geral, melhoria da flexibilidade, preparação especifica, ou simplesmente manutenção) o PT é uma solução cada vez mais aliciante.

    As vantagens de ter um PT são variadas mas podem resumir-se a cinco:
  • INDIVIDUALIZADO – para cada caso um treino, ou seja, adequamos o treino as suas necessidades e objectivos.
  • MOTIVAÇÃO – o facto de ter alguém consigo enquanto treina aumenta o seu empenho e melhora a sua performance. O PT aumentará os seus níveis de motivação, porque estará sempre consigo, dando-lhe força, ensinando-o a treinar mais e melhor.
  • SEGURANÇA – terá sempre consigo um profissional qualificado que o ajudará a melhorar a sua postura, a executar da melhor forma os exercícios, a manter a intensidade de treino em níveis óptimos e adaptados a si, enfim, alguém que o conduzirá de forma segura e eficaz.
  • COMPROMISSO – este será um ponto base do PT. Sabendo que estará alguém especificamente à sua espera, fará com que se sinta na obrigação de não faltar. Para além disso, no início marcar-se-ão alguns objectivos, os quais se comprometerá a cumprir, por tudo isto, aliado à força que o PT lhe dará, sentir-se-á mas comprometido e motivado para o treino.
  • RESULTADOS – este é o verdadeiro ponto chave do treino. O verdadeiro objectivo são os resultados que espera alcançar. Ter um Personal Trainer consigo exponenciará o aparecimento destes resultados, pois o treino será conduzido por um profissional devidamente habilitado.
 Imagine o que será ter alguém que aconselhe um plano alimentar e que acompanhe os objectivos de treino, diminuindo o tempo para o aparecimento dos resultados.

    Quantas vezes não deu por si a pensar que não consegue emagrecer aqueles quilos extras. O processo de emagrecimento tem as suas particularidades. O primeiro passo é sem duvida a procura de profissionais que o ajudem no processo de treino e no deu plano alimentar. Mas mais que um profissiona, um Personal Trainer vai garantir que os seus níveis de motivação não baixem, porque acompanha todo o processo de treino, desde o aquecimento até aos alongamentos.

    E se o seu objectivo não for emagrecer, mas simplesmente melhorar a sua condição física, o mesmo se aplica. Porque um dos objectivos do Personal Trainer é ensiná-lo a treinar de forma segura e eficaz. Para além disso, aconselhará a suplementação indicada caso seja necessária, e o tipo de alimentação antes, durante e pós treino.

    O aumento de massa muscular (hipertrofia), é também um treino muito específico. Muitas vezes em musculação, ao trabalhar com cargas elevadas, torna-se necessário um companheiro de treino. A segurança é sem dúvida fundamental em todo o treino de musculação. Se tiver um Personal Trainer, ele pode ajudá-lo a calcular cargas melhorando o seu rendimento, pode também ensiná-lo a manusear melhor o peso-livre e as máquinas de musculação, e fundamentalmente dar um plano de treino consistente e adaptado as necessidades e objectivos.

    O Personal Trainer preocupar-se-á com todos os pormenores, desde o aquecimento até aos alongamentos, fundamentais para uma óptima recuperação e prevenção de lesões.

    Outro dos grandes "lucros" do Personal Trainer é o compromisso. Se tiver alguém a sua espera para treinar, sem dúvida que arranjará menos desculpas para faltar ao treino. De certo, que a frequência com que vai treinar será muito maior.

    Mais, caso não seja grande adepto de treinos em locais fechados, o seu Personal Trainer pode ainda arranjar soluções, sempre que possível, e planear um treino outdoor, aumentando muito os seus níveis de motivação.

    E como tudo isto influencia a sua vontade, mais motivação leva a maior frequência, obtendo melhores resultados em menor tempo.
Retirado daqui

Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Atividades para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .