Header Ads

Entre em forma no verão com as lutas marciais

Boxe beneficia os músculos dos braços, das pernas e do abdômen, além de melhorar o reflexo. Foto: Shutterstock/Terra

Para conquistar um corpo bem definido neste verão, além dos exercícios físicos comuns das academias e daquela dieta balanceada (e muitas vezes chata), a prática de lutas marciais tem sido uma grande aliada dos homens e das mulheres que desejam entrar em forma durante a estação mais quente do ano. Afinal, existem modalidades que podem mandar para bem longe mais de mil calorias por aula.

E a perda de peso não é o único benefício das lutas, que se tornaram febre em todo o país. Independentemente do tipo escolhido, elas aumentam o condicionamento físico e cardiovascular, tonificam os músculos dos braços, das pernas e do abdômen, melhoram a coordenação motora e ensinam métodos de defesa pessoal.

"A luta marcial é um esporte muito completo, que trabalha com a força, a resistência e a flexibilidade, promovendo um gasto calórico enorme e atuando também como uma válvula de escape para o estresse. Quem pratica, em vez de dar um soco no chefe, pode liberar a raiva esmurrando o saco", brinca Bruno Santos Feitosa, professor de Educação Física, pós-graduado em Treinamento Desportivo pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e personal trainner nas academias Forma Ativa e Reebook Sports Club, ambas de São Paulo.

A boa notícia é que a maioria das artes marciais pode ser praticada por pessoas de todas as idades. Desde crianças a vovôs e vovós, todos são bem-vindos, desde que tenham o acompanhamento adequado, sigam as orientações do profissional e respeitem os limites do próprio corpo.

"Como a luta é muito intensa, os iniciantes devem praticá-la de uma forma gradativa para evitar dores musculares no dia seguinte. Além disso, é fundamental a ingestão de líquido para garantir a hidratação", recomenda Eduardo Okuhara, professor do curso de Educação Física da Universidade Metodista de São Paulo.

Outra dica importante é não deixar de lado os cuidados na hora de escolher os alimentos, que são a fonte de energia de quem pratica qualquer tipo de exercício físico, pois de nada adianta um treinamento eficaz se não houver uma alimentação saudável e completa por trás.

E aí, gostou da ideia de entrar em forma com chutes, socos e agarrões? Então saiba mais sobre as principais modalidades de lutas marciais oferecidas e escolha a que mais faz o seu estilo.

Boxe
O treino não consiste apenas na luta em si, mas também na realização de exercícios para o preparo físico, como flexões, abdominais e corrida, que beneficiam os músculos dos braços, das pernas e do abdômen, além de melhorarem o reflexo. Em cada aula, de aproximadamente uma hora, é possível eliminar 800 calorias.

Muay Thai (boxe tailandês)
Com a prática do Muay Thai ,os iniciantes podem gastar cerca de mil calorias em uma hora de luta. Assim como no boxe, a modalidade valoriza o preparo físico, acelerando a circulação e fazendo com que o curso sanguíneo seja mais rápido. As articulações têm um papel importante no esporte. Por isso, punhos, cotovelos e canelas são muito trabalhados.

Jiu-jitsu
Luta de contato, que exige concentração, esforço físico intenso e respostas rápidas do corpo. Cada aula é capaz de queimar mil calorias, além de promover o aprendizado de técnicas de defesa pessoal.

MMA (vale-tudo)
Impulsionado pelo sucesso do UFC (Ultimate Fighting Championship), o MMA tem feito a cabeça de quem quer emagrecer. Por ser uma mistura de todas as artes marciais, o esporte é dinâmico e tem treinos bem intensos, capazes de queimar mais de mil calorias.


Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Atividades para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .